Comissão de Cultura visita Biblioteca Estadual do Ceará

03/06/2022 - Anna Regadas

Para conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Biblioteca você pode acessar o site. Ou visitá-la no endereço: Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE. O horário de funcionamento é terça a sexta, das 9h às 20h e sábado e domingo, das 9h às 18h.

Com o objetivo de promover a integração da Casa Legislativa com os instrumentos de apoio e desenvolvimento à cultura disponíveis em Fortaleza, a Comissão de Cultura realizou na manhã desta sexta-feira, 3, visita institucional a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE).

O pedido de visita foi feito pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), que assinou a ordem de serviço para a reforma do equipamento enquanto comandava a Secretaria da Cultura do Ceará, no primeiro mandato do ex-governador Camilo Santana. O equipamento foi reinaugurado em 2021 e passou por uma modernização do seu espaço, com aquisição de mobiliário e integração com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Os vereadores puderam conhecer toda a estrutura da Biblioteca. As salas são divididas conforme as obras. Cada espaço tem uma estrutura diferente que possibilita ao usuário desde a leitura, até a navegação através de músicas e filmes que estão disponíveis no acervo. Para entrar e usufruir do espaço basta apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação. O acesso é livre. São mais de 100 mil títulos disponíveis em seu acervo. O usuário pode fazer o empréstimo de até 2 livros por vez, mas para isso precisa se cadastrar na Biblioteca.

Acessibilidade e Inclusão Social

A Biblioteca conta com um setor de leitura acessível. Segundo Marcos Rodrigues, responsável pelo setor, além dos livros em braile, os computadores possuem sintetizadores de voz que permitem o acesso das pessoas com deficiência visual. Há uma cabine específica aonde eles podem ouvir os audiolivros e o acervo em braile é disponibilizado para empréstimo. “Ler para enxergantes é decodificar palavras, mas para os que não têm a leitura convencional, ler é contar história, é ouvir uma música, é refletir sobre a vida”, destaca Marcos.

Para conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Biblioteca você pode acessar o site. Ou visitá-la no endereço: Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE. O horário de funcionamento é terça a sexta, das 9h às 20h e sábado e domingo, das 9h “às 18h.

Encaminhamentos da visita

O vereador Guilherme Sampaio destacou a importância da visita. “Foi uma visita muito importante para os vereadores da Comissão tomarem conhecimento da amplitude deste equipamento que eu tive a honra de dar a ordem de serviço quando fui secretário de cultura do Estado. Hoje é um espaço que não corresponde mais aquelas bibliotecas que a gente conhecia de apenas guarda de livros, consulta, estudo, mas um verdadeiro centro cultural que interage com outras linguagens artísticas com música e as artes de forma geral. E que acolhe pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos”, apontou.

O parlamentar também ficou de mediar as demandas apresentadas pelos profissionais da Biblioteca e de solicitar visita da Comissão para a Biblioteca Municipal Dollor Barreira. “N´os recebemos demandas relativas a parte do funcionamento da cidade para favorecer a Biblioteca, ponto de ônibus, linha de ônibus e ao mesmo tempo gestão relativa a biblioteca do município. A biblioteca Collor Barreira precisa de recuperação, reforma, de obras acessíveis, de servidores, então vamos propor a Comissão uma visita à biblioteca municipal e providências por parte da Prefeitura de Fortaleza.

O presidente da Comissão de Cultura, vereador Júlio Brizzi (PDT), também destacou a importância do equipamento para a população da cidade e assumiu o compromisso de buscar atender as demandas apresentadas na visita.

“Primeiro que é um equipamento muito bem estruturado, que funciona de forma gratuita e aberto à população, sendo de grande importância para Fortaleza e o Estado e, que por isso, precisa ser valorizado e cuidado. Também surgiram algumas demandas, tanto na questão da mobilidade, com o Bicicletar, parada de ônibus, e acessibilidade na rua em frente como para que as visitas das escolas públicas de Fortaleza sejam mais frequentes. E vamos encaminhar para que a gente possa ter resultados positivos”, frisou.

Foto: Érika Fonseca