Vereadores destacam Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

18/05/2022 - Adriana Albuquerque

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 18, parlamentares colocaram em pauta diversas temáticas de interesse da população.

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Jorge Pinheiro (PSDB)

Jorge Pinheiro - Foto: Érika Fonseca

Destacando a audiência pública para tratar de recursos para apoiar a Associação Beija Flor, o parlamentar reforçou o trabalho que a entidade realiza no tratamento de pessoas com fissura labiopalatina. Jorge Pinheiro chamou a atenção para a amplitude do tratamento que envolve os “fissurados”, necessitando de acompanhamento de fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, dentre outros profissionais.

Jorge Pinheiro falou ainda do serviço ofertado no Hospital Albert Sabin, mas que só acompanha até a faixa etária de 18 anos, e com isso a Associação Beija Flor garante o atendimento para o público acima dessa idade. “Na rede pública municipal não tem suporte para pessoas a partir dos 18 anos, precisamos discutir uma linha de cuidado. Queremos uma solução para esse problemas a associação não pode fechar as suas portas. O que iremos fazer com esse público se a associação fechar as portas?”

Danilo Lopes (Avante)

Danilo Lopes - Foto: Érika Fonseca

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Danilo Lopes falou sobre visitas realizadas na Rede Aquarela e CAPS Infantil na Parquelândia, para conhecer o trabalho realizada no suporte de crianças e adolescente da Capital. O parlamentar reforçou a necessidade de ampliar o número de profissionais nos CAPS’s Infantis, com uma demanda de 7 mil crianças para atendimento. “Fica aqui o meu apelo à SMS para uma atenção na saúde mental”, pontuou.

Pedro França (Cidadania)

Pedro França - Foto: Érika Fonseca

Falando sobre as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente, o parlamentar chamou a atenção para a importância de mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o tema. A medida, como trata Pedro França, visa o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Pedro França destacou ainda o trabalho realizado pela entidade Bernan Vanli, que desempenha um grande papel na formação de gestores com foco no desenvolvimento das cidades. O parlamentar ressaltou a participação de gestores de Fortaleza na capacitação em Londres sobre liderança em gestão pública. “Nós precisamos ter essa harmonia com terceiro setor, principalmente naqueles que estão tomando as decisões por nós”.

Dr. Luciano Girão (Progressistas)

Luciano Girão- Foto: Érika Fonseca

Ressaltando os avanços gerados pela energia renovável, o parlamentar chamou a atenção para os possíveis impactos do projeto de instalação de 1.900 torres aerogeradoras no Litoral Oeste. Segundo Luciano Girão, as comunidades vizinhas das torres precisam participar do processo e conhecer todas as informações.

Citando a comunidade do Morro dos Patos, o vereador falou sobre a cultura pesqueira do local e de aldeia indígenas no local. “Uma região ocupada por pescadores, indígenas, pessoas que tiram do mar o sustento e a sua subsistência e ninguém está indo falar sobre o projeto. Como vai fica a vida deles? Quando as torres estiverem no mar serão impedidos de passar? Qual será o prejuízo para essa região?”, atentou.

Dudu Diógenes (PL)

Dudu Diógenes - Foto: Érika Fonseca

Lamentando os casos de violência contra a mulher, o parlamentar falou sobre a situação registrada na Câmara Municipal de Chorozinho. Conforme Dudu Diógenes, vereador Jerry Já solicitou que a segurança do local retirasse uma mulher conhecida como Vanderluci da plenária. “Enquanto estiver aqui como vereador não irei tolerar nenhum tipo violência contra a mulher”, atentou.

Wander Alencar (Rede)

Wander Alencar - Foto: Érika Fonseca

Em seu pronunciamento repercutiu a situação do Posto de Saúde Hélio Góes, no bairro Sapiranga, que segundo o vereador, apresenta problemas na triagem de pacientes para atendimento na unidade de saúde. Wander pediu a atenção da coordenação do posto sobre a situação, diante dos relatos da população sobre o serviço no local.

Wander destacou ainda que a comunidade reclama do número de senhas para atendimento na unidade de saúde. “Vou levar essas denúncias da comunidade para a secretária Ana Estela, pois tenho certeza que ela não tem conhecimento do que vem acontecendo no Posto Hélio Góes”, disse.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Adriana Nossa Cara - Foto: Érika Fonseca

A vereadora iniciou sua fala destacando a luta do movimento de bibliotecas populares e do Biblioteca Nazaria que visitaram o parlamento para solicitar apoio. Em vídeo apresentado na plenária, a co-vereadora Louise Santana ressaltou que o movimento Biblioteca Nazaria compreende 12 bibliotecas comunitárias e independentes, que atuam na periferia de Fortaleza promovendo o acesso a educação, cultura e fortalecer a sociabilidade de crianças e adolescentes.

A co-vereadora destacou que no Orçamento para 2022 foi aprovado na Câmara uma emenda coletiva para ajudar no funcionamento das bibliotecas, mas que infelizmente, os recursos ainda não foram executado. “Infelizmente quando um espaço como esse fecha na periferia, estamos dizendo para as crianças e adolescentes que o sonho delas, o futuro e o presente está cada vez mais em risco”, pontuou.

Larissa Gaspar (PT)

Larissa Gaspar - Foto: Érika Fonseca

Destacou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira (18). A vereadora ressalta que na última segunda-feira (16) foi realizada na Câmara uma audiência pública, de sua autoria, para debater o tema.

Durante o debate, segunda a parlamentar, foi entregue uma carta do Fórum DCA, que reúne vários movimentos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O documento apresenta 18 pontos que serão enviados à Prefeitura de Fortaleza para que se possa avançar nos programas de defesa e políticas de atendimento de crianças e adolescentes.

Didi Mangueira (PDT)

Didi Mangueira- Foto: Érika Fonseca

Utilizando a tribuna, o parlamentar homenageou o comerciante do bairro Bom Jardim, José Pereira Melo, que faleceu na última segunda-feira (16). Didi destaca que Melo, durante as mais de quatro décadas gerou empregos e renda na comunidade.

Didi Mangueira lembrou de todo o apoio da família Melo e destaca que pode ver, durante o velório do comerciante realizado na Paróquia Santa Cecília, no Bom Jardim, diversas manifestações de carinho. “O Bom Jardim está de luto. Perdemos um defensor daquela comunidade”, lamentou.

Adail Júnior (PDT)

Adail Júnior - Foto: Érika Fonseca

Destacou com satisfação as iniciativas de seu mandato em prol da comunidade do bairro Genibaú. Adail destacou a reforma do posto de saúde, asfalto de 28 ruas, binário, iluminação branca e outros. O parlamentar ressaltou que o trabalho realizado na comunidade vem sendo reconhecido pela população.

Foto: Érika Fonseca