Câmara Municipal de Fortaleza entrega o título de cidadão ao empresário Marcus Vinícius Caldas Saraiva

17/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza em sessão solene realizada nesta terça-feira (17/05), fez a entrega do Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao empresário Marcus Vinícius Caldas Saraiva. A comenda foi proposta pelo Decreto Legislativo 76/2018, de autoria do então vereador Soldado Noélio e concedida por iniciativa do vereador Sargento Reginauro (PROS), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi conduzida pelo vereador Sargento Reginauro em nome do presidente do Poder Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Sargento Reginauro disse que a noite é de homenagem para alguém que adotou Fortaleza. “Como é bom ser portador da alegria de alguém. Quando vemos um jovem com um histórico desses, um empreendedor. Essa palavra precisa estar nas rodas de conversa de nossas famílias, invadir nossas salas de aula. Hoje chegamos a um número de 14 milhões de trabalhadores do país desempregados e 700 mil jovens cearenses que não estudam e nem trabalham. Precisamos inverter a ordem e falar de economia dentro de casa para os filhos entenderem a fazer economia doméstica, e desenvolver esse senso e responsabilidade. Parabéns Marcus por sua trajetória, por ter escolhido Fortaleza e por trabalhar para desenvolver essa terra. Que possamos pegar o exemplo do Marcus e vermos o que estamos fazendo pelo desenvolvimento por essa cidade,” afirmou.

Em seguida, falou o deputado estadual Soldado Noélio, autor da homenagem, que destacou a capacidade de empreender do homenageado. Ele destacou a dificuldade que o empreendedor encontra em manter seus negócios e lembrou o caso do aumento do alvará de funcionamento que prejudicou vários empresários de Fortaleza. Ele citou o exemplo do município de Maracanaú que tem um empresário na prefeitura, Roberto Pessoa, que tem essa visão empreendedora. “Temos reconhecer as pessoas que tem essa visão, pois ainda encontramos situações difíceis como no interior, onde falta trabalho. Quero parabenizar pelo trabalho, atuação, visão e desejo de crescimento e que isso possa se multiplicar para nossa juventude,” disse.

Após receber o Título de Cidadão de Fortaleza, o empresário Marcus Vinícius Caldas Saraiva fez seus agradecimentos. “Quero agradecer pelas palavras do vereador Sargento Reginauro e do deputado Soldado Noélio. Como é importante vermos pessoas na política terem essa visão em favor dos empreendedores. Essa noite é de muita gratidão. Começo agradecendo a Deus de ter me dado discernimento a escolher Fortaleza, meus pais pelo apoio, minha esposa e minha filha, vocês são base de tudo na minha vida. Meus amigos, sócios, colaboradores e clientes, meu muito obrigado,” ressaltou.

Segundo ele, o Título de Cidadão traz para ele um sentimento da alegria de ser acolhido oficialmente pela cidade, “recebo com muita gratidão e responsabilidade essa honraria. Escolhi viver aqui há 23 anos e a ela devo tudo, amigos, família, estudo e trabalho. Aqui aprendi a ser um vendedor melhor. Como disse John Kennedy, não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer por seu país. Vejo que só o empreendedorismo poder mudar a cidade para melhor. Aqui aprendo todos os dias, pois essa cidade tem um povo tão empreendedor e apaixonado. Aqui reconheço meu amor por essa cidade e me comprometo a trabalhar todos os dias para termos uma cidade mais justa e próspera,” concluiu.

A Mesa de Honra foi composta pelo deputado estadual e propositor da sessão solene Soldado Noélio; Diretora de Conteúdo do CDL Jovem, Mayra Dias Thé; jornalista Marcos Saraiva; diretor de expansão do Banco Nacional de Tecnologia da Informação, Jackson Pereira, empresário Leiton Monteiro.

Perfil

Marcus Vinícius Caldas Saraiva, de 34 anos de idade, nascido no Rio de Janeiro, é um jovem empresário de destaque que inspira toda uma geração de lideres em nossa Cidade. Fundador e diretor da Ipanema Comunicação, com formação em administração em marketing. Desde 1999 atua na Área de comunicação, publicidade e marketing. Em 2004, fundou a Vip Comunicação, com destaque para o desenvolvimento de assessoria de marketing e comunicação para diversas empresas sediadas em Fortaleza, entre elas a Peugeot e Yamaha.

Na trajetória de atuação como membro da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza – AJE, no período de 2010 a 2013, ocupou alguns cargos e realizou viagens de aprendizagem profissional no Brasil, Estados Unidos e Europa, com destaque para o Vale do Silício e Eslovênia. Como também teve experiência na Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, fazendo a interlocução entre Universidades, Governo e indústrias. A partir de 2012, como fundador e gestor da 1panema Comunicação, ampliou sua atuação na região Nordeste, com destaque para o Cariri. Desde então, vem potencializando suas habilidades em gestão empresarial, planejamento de marketing e atendimento comercial. Atualmente é diretor de Inovação da CDL Jovem.

Recebeu várias premiações, entre elas: Favoritos do Leitor, do jornal Dario do Nordeste 2009, 2010, 2014 e 2015: Prata no GP Verdes Mares, na categoria VT para a TV Verdes Mares Cariri; Ouro no GP Verdes Mares, na categoria VT para a TV Verdes Mares Cariri (2016); Ouro no Premio Aboio – ACERT, na categoria spot institucional (2017).

Fotos: André Lima