PCCS da Guarda Municipal e Dia Internacional da Enfermagem foram os destaques do Pequeno Expediente

12/05/2022 - Ana Clara Cabral

Fizeram o uso da tribuna os vereadores Gardel Rolim, Wander Alencar, Nêga do Henrique Jorge, Sargento Reginauro, Pedro Matos, Daniel Borges e Ronivaldo Maia.

Pinga Fogo - Foto: érika Fonseca

Gardel Rolim (PDT)

Gardel Rolim - Foto: Érika Fonseca

Em seu pronunciamento informou que o prefeito José Sarto (PDT) solicitou da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que até o final de seu mandato todos os planos de cargos e carreiras dos servidores sejam analisados e estudados. O vereador destacou que a Sepog já recebeu, na semana passada, representantes da Guarda Municipal para tratar sobre o PCCs da categoria.

Gardel destacou ainda que esteve reunido com o grupo da gestão pública para que o estudo sobre os planos de cargos e carreiras possam avançar e sejam devidamente compactuados e dialogado com as categorias. “Para se fazer um plano de cargos e carreira maduro e eficiente é necessário que haja tempo e muito diálogo para que a gente tenha o melhor plano para os servidores”, disse.

Sargento Reginauro (União Brasil)

Sargento Reginauro - Foto: Érika Fonseca

O vereador solicitou à Prefeitura de Fortaleza e Secretaria de Segurança Cidadã celeridade no envio de mensagem à Casa Legislativa sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Segurança, em especial a Guarda Municipal. “Servidores que se desdobram para prestar o melhor serviço à população, seja na segurança patrimonial, seja dentro dos terminais de ônibus, salvaguardando o nosso bem mais precioso: a vida do cidadão fortalezense”.

Wander Alencar (Rede)

Wander Alencar - Foto: Érika Fonseca

Destacou a aprovação do projeto de Indicação 526/22, de sua autoria, que solicita a criação de uma unidade da Rede Cuca na região da grande Lagoa da Redonda. “O Cuca é um equipamento que agrega a juventude e presta serviços para que a juventude saia da ociosidade e se ocupe com algo positivo”, disse.

Pedro Matos (PL)

Pedro Matos - Foto: Érika Fonseca

Repercutiu o aumento de 25% da tarifa de serviços da ENEL para os consumidores cearenses. Segundo o vereador, a fornecedora de energia tem se utilizado do argumento da crise hídrica e desiquilíbrio financeiro para aplicar o reajuste das tarifas.

Demostrando o contrário sobre o desequilíbrio financeiro informado pela empresa, o parlamentar informou que os balanços financeiros da ENEL, só no ano de 2021 deram um lucro de 3,5 bilhões de euros. “É inadmissível a gente achar que possa ser verdade que a ENEL passe por uma crise financeira. O que acontece hoje é uma má prestação nos serviços realizados pela ENEl”, disse.

Nêga do Henrique Jorge

Nêga do Henrique Jorge - Foto: Érika Fonseca

A parlamentar parabenizou todos os profissionais da enfermagem, em especial a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), que “teve um papel fundamental em Brasília para a aprovação do piso salarial da Enfermagem”, disse. Nêga do Henrique Jorge também destacou o pacote de recuperação das vidas de Fortaleza anunciado pelo prefeito Sarto Nogueira, enfatizando a importância dessa ação após os transtornos ocasionados pelas fortes chuvas.

Daniel Borges (Avante)

Daniel Borges - Foto: Érika Fonseca

O parlamentar usou o seu tempo para pedir do governo do Estado proteção e valorização aos trabalhadores da segurança privada, citando o caso da escola vazia em Tauá, que foi invadida na última segunda-feira (9) e que resultou na morte de um dos invasores, ocasionada por um dos vigilantes do local.

Ronivaldo Maia (PT)

Ronivaldo Maia - Foto: Érika Fonseca

O vereador foi à tribuna para falar da importância do mês de maio no imaginário popular, começando com o Dia do Trabalho, celebrado dia 1º, “dia da luta da classe trabalhadora, que no atual momento do Brasil vem sofrendo com a alta do gás, dos combustíveis, com o aumento da energia e carestia dos alimentos”.

Ronivaldo Maia também citou o Dia Nacional do Líder Comunitário, dia 5, destacando o bairro do Pirambu com a presença de líderes comunitários “pessoas porta-vozes do povo, que representam suas comunidades perante do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

Foto: Érika Fonseca