Vereadores destacam investimentos para recuperação de vias de Fortaleza

11/05/2022 - Anna Regadas

Os vereadores ainda falaram sobre saúde mental na polícia militar, a legalização do som automotivo, ações na área do esporte, a Cartilha da Gestante do Governo Federal e solenidade em homenagem à Federação Cearense do Futebol.

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Didi Mangueira (PDT)

Didi Mangueira - Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou a ação anunciada ontem pelo prefeito José Sarto para a recuperação das ruas e avenidas de Fortaleza a partir do dia 15, após a quadra chuvosa. “Fortaleza é uma cidade que cresceu muito e por isso passamos por problemas nas quadras chuvosas”, justificou o vereador.

Didi Mangueira (PDT) tranquilizou a população do Bom Jardim que a Prefeitura começará a recuperação inicialmente de 90 vias, mas que ao todo, 1.200 ruas e avenidas fazem parte do pacote, incluindo o Bom Jardim, entre elas, a rua Oscar França e a Avenida Oscar Araripe.

Wander Alencar (REDE)

Destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito José Sarto (PDT) com ações importantes que vão incentivar a prática do esporte, citando a abertura da Copa Arena e dos Jogos Escolares, e a entrega da Escola Areninha.

“A minha fala hoje é sobre o nosso prefeito José Sarto. Estive semana passada tentando acompanhá-lo e é cansativo. Para completar, ontem ele disse que ia recuperar as vias de Fortaleza e tapar os buracos em 100 dias. Vão ser R$ 60 milhões investidos e a minha felicidade é que os meus requerimentos de tapa buracos serão atendidos. Então fica aqui registrado o nosso agradecimento”, destacou.

Jorge Pinheiro (PSDB)

Jorge Pinheiro - Foto: Érika Fonseca

Falando sobre a sessão solene em comemoração aos 102 anos da Federação Cearense de Futebol, o parlamentar agradeceu ao vereador Eudes Bringel (PSB), autor da homenagem, pelo reconhecimento ao trabalho do seu pai José Alcyr Pinheiro, ex-presidente da Federação.

“Uma justa homenagem a essas pessoas que contribuíram de maneira efetiva para que o futebol cearense crescesse e hoje seja tão bem representado pelo Fortaleza e Ceará na primeira divisão, e tantos outros times que estão galgando uma escalada nacional. Agradecer ao vereador Eudes Bringel pela deferência comigo e por conceder a fala ao meu pai, um dos homenageados da noite”, agradeceu.

Danilo Lopes (Avante)

Danilo Lopes - Foto: Érika Fonseca

Ao fazer uso da tribuna, o vereador anunciou que completou a visita de 60 unidades de saúde de Fortaleza. Ele solicitou investimentos e fiscalização principalmente no consultório de odontologia do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. Além disso, Danilo Lopes pediu sensibilidade de Izolda Cela para a saúde mental de quem presta segurança pública no Estado, fazendo menção ao chamamento do concurso público para psicólogos para a Polícia Militar.

Larissa Gaspar (PT)

Larissa Gaspar - Foto: Érika Fonseca

Manifestou sua indignação e pediu apoio dos pares para a aprovação de nota de repúdio ao Ministério da Saúde pela publicação da Cartilha da Gestante, que segundo a parlamentar, fere os direitos das mulheres e bebês ao estimular o uso de práticas contraindicadas pela Organização Mundial de Saúde.

Dentre as práticas estão: o uso da manobra Kristeller, que consiste em empurrões, apertões e pressões na barriga da gestante para forçar a saída do bebê; e a episiotomia, corte feito no períneo durante o parto para facilitar a saída do bebê, que é considerado uma mutilação genital. Segundo Larissa, a cartilha ainda induz a desinformação ao falar que a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses após o parto previne a gravidez.

Daniel Borges (Avante)

Daniel Lopes - Foto: Érika Fonseca

O parlamentar fez uso da tribuna para pedir ao Governo do Estado atenção a situação enfrentada pelos condutores de ambulâncias do SAMU, que estão com o pagamento das diárias de viagens atrasados. Daniel Borges falou ainda do atraso do pagamento do salário dos terceirizados que prestam serviço de vigilância à Secretaria de Cultura do Estado.

Sargento Reginauro (União Brasil)

Sargento Reginauro- Foto: Érika Fonseca

Falou do anúncio feito pelo prefeito José Sarto (PDT) sobre o pacote de investimento no valor de R$ 60 milhões para a recuperação da malha viária de Fortaleza em até 100 dias. “O prefeito estabeleceu um prazo de 100 dias para resolver o problema que a cidade enfrenta. São crateras que causam prejuízos para o cidadão, o motorista de ônibus, de aplicativo e aos entregadores. E no dia 15 de agosto, a data limite para vermos a nossa cidade livre dos buracos, vou voltar a esta tribuna e espero que para bater palmas ao prefeito por cumprir sua palavra”, ressaltou.

Márcio Martins (PROS)

Destacou a matéria que visa legalizar o som automotivo, por meio de mensagem da governadora Izolda Cela, que inicia a tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará na quinta-feira (12). O novo texto trata da realização de eventos de som automotivos em espaços apropriados.

O vereador defendeu a pauta, alegando que “som automotivo não é crime e foi criminalizado por muito tempo. Não é para fazer barulho na casa das famílias. Os praticantes do som automotivo querem fazer no cantinho deles”.

Foto: Érika Fonseca