Redução de acidentes no trânsito e alta no combustível foram alguns dos temas do Grande Expediente

11/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Utilizaram a tribuna os vereadores Adail Júnior, Gardel Rolim, Sargento Reginauro, Wander Alencar e Márcio Martins.

Grande Expediente - Foto: Érika Fonseca

Redução de acidentes no trânsito

Sargento Reginauro (União Brasil) iniciou sua fala ressaltando positivamente as ações da Prefeitura de Fortaleza com o Plano de Segurança do Trânsito da Capital. O vereador enfatiza que a iniciativa de reduzir a velocidade de algumas vias da cidade, mesmo causando frustação de parte da população, ajudou na diminuição do número mortes no trânsito, que segundo dados apresentados, só em 2021 foram 184 acidentes com vítimas fatais.

O parlamentar ainda trouxe dados sobre os números de homicídios em todo o Ceará, onde segundo ele, nos últimos quase oito anos, 27.446 pessoas foram assassinadas. O vereador chamou atenção ainda para o combate ao crime organizado. “Nossa periferia está tomada com armas pesadas, gente sendo sacrificada e deixando suas casas. Não podemos aceitar que o crime tome o lugar do estado”, disse.

Alta do combustível

O vereador Wander Alencar (REDE) destacou que a recorrente alta no preço do combustível vem refletindo no aumento dos preços dos alimentos e do gás. “Tava lendo matéria do Diário do Nordeste de domingo onde na manchete diz que a pessoa tem que escolher entre deixar de almoçar ou de merendar, tem que sacrificar uma de suas refeições. E eu que venho da comunidade me preocupo com isso, pois lá a gente já tem tão pouco”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, essa semana a Petrobras aumentou novamente o preço da gasolina e do diesel. “Vejo que o problema maior está aqui, pois a alta de combustível faz com que toda essa cadeia venha inflacionando e o resultado ´´e o aumento dos preços dos alimentos, do gás. E ai fica a pergunta, aonde vamos parar?, indagou o parlamentar.

Recursos

O vereador Adail Júnior (PDT) chamou a atenção para a falta de emendas do Senado Federal para o Estado do Ceará no período da pandemia. “Quero saber onde estavam no período da pandemia que não conseguiram recursos para a nossa Secretaria de Saúde do Ceará?”, comentou Adail repercutindo também sobre alta na inflação, desemprego, nenhuma entrega de universidade e de casas para os brasileiros.

Ações da Prefeitura

Pelo tempo da liderança do Executivo, o vereador Gardel Rolim (PDT) deu destaque para ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Gardel falou das visitas do prefeito José Sarto (PDT) os bairros da cidade, acompanhando obras em execução.

“No dia 4 de maio, o prefeito esteve visitando o Grande Pirambu, no Cristo Redentor, conversando com a população sobre o projeto Se Liga na Rede. A proposta é ligar mais de 500 residências a rede de esgoto. Estamos falando de saneamento básico, saúde e meio ambiente. No dia seguinte, o prefeito Sarto entregou mais de 200 certificados pelo projeto Fortaleza Capacita atendendo pessoas de baixa renda com qualificação profissional”, relatou o vereador comentando a execução de outros projetos como o Minhas Guerreiras e Meu Bairro Empreendedor.

O parlamentar também repercutiu o anúncio feito pelo prefeito com a disponibilização de R$ 22 milhões para a recuperação asfáltica, com 15 equipes espalhadas por Fortaleza. “Serão 9 mil metros quadrados por dia de recuperação da malha viária de Fortaleza com prazo de finalização em 100 dias. Não será apenas o tapa-buraco, mas a iluminação pública com recurso de R$ 8 milhões para recuperação nas principais vias de Fortaleza”, contou destacando também a limpeza das vias, canais e bueiros.

Motoristas de aplicativos

Pelo tempo da liderança da Oposição, o vereador Márcio Martins (Pros), solicitou que o papel institucional do vereador seja cumprido nas repartições públicas municipais. O parlamentar cobrou a implementação de uma lei aprovada na gestão ex-presidente Salmito Filho (PDT), em 2017, que dispõe sobre a atividade livre dos parlamentares no seu papel de fiscalizar o Executivo.

No segundo momento, o vereador parabenizou a iniciativa da Uber com a disponibilização de um espaço de apoio aos motoristas de aplicativo. “Ontem a categoria de motoristas de aplicativo comemorou o ponto de apoio na proximidade do Aeroporto Pinto Martins entregue pela Uber. Eles ficavam sem um local para carregar o celular, se proteger de sol e chuva. Essa nossa luta por este espaço acontece há mais de 2 anos e meio”, disse o vereador.

Com informações de Rochelle Nogueira

Foto: Érika Fonseca