Projeto que sugere implantar semáforos inteligentes é enviado às Comissões

11/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Ordem do Dia - Foto: Érika Fonseca

A Câmara Municipal de Fortaleza enviou para apreciação das Comissões Permanentes, o Indicativo Nº 530/22, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que cria o “Programa Onda Verde” com a finalidade de reduzir os congestionamento nas vias públicas, com a implementação de semáforos inteligentes controlados em tempo real.

Segundo o projeto de indicação os objetivos do Programa Verde consiste nos seguintes itens:

  • Reduzir os níveis de congestionamento na vias públicas do Município de Fortaleza, possibilitando maior fluidez no tráfego;
  • Redução no número de acidentes de trânsito;
  • Modernização da rede semafórica do Município de Fortaleza;
  • Acompanhamento efetivo do tráfego, possibilitando a detecção de falhas e a efetiva e imediata prestação dos serviços de manutenção necessários.

Ainda de acordo com a matéria a rede semafórica de Fortaleza é composta por cerca de 1062 equipamentos, dos quais 468 (44%) são modelos convencionais e outros 594 (56%) são semáforos inteligentes, controlados em tempo real e otimizados por laços detectores de fluxo instalados no asfalto, possibilitando entre outras coisas, o melhor controle do fluxo veicular, bem como a comunicação direta com a Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito.

Trâmite – O projeto aguarda a designação de um relator, que irá dar um parecer favorável ou contrário. Caso o parecer seja favorável e aprovado pela Comissão, a matéria retorna ao Plenário, onde deverá ser apreciada em primeira e segunda discussão e redação final.

Matérias enviada para às comissões

O Legislativo enviou para apreciação das Comissões Técnicas outras 12 matérias, dentre elas o Indicativo 499/22, do vereador Eudes Bringel (PSB), que cria no município de Fortaleza a Escola Pública de Trânsito – EPT bem como o Requerimento 3420/22, do vereador Gabriel Aguiar (Psol), que requer uma audiência pública em alusão ao Dia Nacional do Catador de Materiais Recicláveis e para debater os desafios da categoria.

Para a Ordem do Dia

Os vereadores aprovaram 02 Projetos de Lei Ordinária, 11 Indicativos, 04 Protocolos da Casa e 12 Requerimentos. Destaque para o Indicativo 323/19, da vereadora Larissa Gaspar (PT), que dispõe sobre a inclusão de assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais da Rede Municipal de Ensino.

Foto: Érika Fonseca