Dia do Líder Comunitário e redução da mortalidade infantil são os destaques do Grande Expediente

05/05/2022 - Rochelle Nogueira

Os parlamentares inscritos no grande expediente tem o tempo de 10 minutos para dar destaque as pautas diversas da sociedade.

Grande Expediente Foto: Evilázio Bezerra

Avanços no Ceará

Destacando a visita realizada ao interior do Estado, o vereador Lúcio Bruno (PDT), apontou os inúmeros avanços dos municípios cearenses ao longo dos últimos anos, dentre deles, a redução da mortalidade infantil. “Em cada mil crianças, 112 morriam. Hoje são 11 para mil. O nível de analfabetismo era alto e isso tudo mudou”, afirmou.

O parlamentar também citou a gestão hídrica com a construção do Canal do Trabalhador, garantindo o abastecimento de água da Região Metropolitana de Fortaleza. Outro avanço citado por Lúcio Bruno foi os índices alcançados pelo Porto do Pecém, que no ano passado ultrapassou o Porto de Suape, terminal pernambucano 20 anos mais velho, no quesito de fluxo de cargas. “Hoje o Estado do Ceará é o que tem maior investimento por população do Brasil, sendo referência nacional”, apontou.

Piso Nacional da Enfermagem

O vereador Professor Enilson (Cidadania) iniciou seu discurso parabenizando a atuação da vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) pela luta em favor da Enfermagem e destacou que a ação também trouxe o desejo de luta pela categoria da Fisioterapia.

Enilson também falou sobre a eleição da classe que até o momento a chapa vencedora encontra-se impedida de assumir o comando do Crefito-6.

A vereadora Nêga do Henrique Jorge (Cidadania) utilizou seu tempo no grande expediente para destacar o Dia do Líder Comunitário. “Hoje é o dia daqueles que estão no dia a dia das comunidades”, comentou.

A parlamentar também parabenizou o trabalho da vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) que esteve à frente da luta pelo Piso Nacional da Enfermagem, aprovado ontem no Congresso Nacional. “Tenho fé que ela vai conseguir concretizar essa pauta com uma lei que dará dignidade as pessoas que salvaram muitas vidas”, comentou.

Congratulação

O vereador Pedro Matos (Pros) agradeceu pela aprovação do requerimento de sua autoria que requer moção de congratulação pelo 65 anos da empresa Dragão dos Parafusos. “Parabenizo a todos, em nome do senhor Álvaro Machado, essa empresa genuinamente cearense que traz emprego e renda para a nossa cidade”, disse.

Liderança Comunitária

Pelo tempo da liderança do PL, a vereadora Ana do Aracapé destacou o Dia Municipal do Líder Comunitário. A parlamentar falou da sua trajetória na comunidade do Aracapé, pontuando as principais conquistas como liderança de bairro.

“Hoje é um dia muito importante para mim, Dia do Líder Comunitário. É a data do porta voz de cada comunidade, daquele que leva os anseios da população ao poder público reivindicando o interesse da população. Nossa liderança no Aracapé foi feita junto com a população. Nessa localidade lutamos por escolas, creche, posto de saúde, areninha, pela habitação e transporte público”, citou a vereadora apontando cada etapa de conquistas alcançadas ao longo de anos pela comunidade.

A vereadora contou ainda que a luta junto à gestão teve início na época do então prefeito Juraci Magalhães, passando por melhorias na administração do ex-prefeito Roberto Cláudio e agora do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Com informações da jornalista Anna Regadas

Foto: Evilázio Bezerra