Novo aumento: dicas para economizar na sua conta de luz

25/04/2022 - Anna Regadas

Com o aumento da tarifa de energia, a preocupação do consumidor é encontrar uma forma de diminuir o consumo.

Na última sexta-feira (22), o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) abriu um procedimento administrativo contra a Enel, concessionária de energia elétrica do Ceará, após reajuste tarifário anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com a medida, a conta de energia no Ceará vai subir, em média, 24,88% para os consumidores, maior reajuste tarifário de energia elétrica do país.

Com a iniciativa, o Decon aguarda justifica da Enel sobre quais foram os critérios utilizados para que se chegasse ao valor reajustado. A empresa tem até dez dias para enviar resposta aos questionamentos do órgão do Ministério Público do Ceará.

E enquanto a decisão não sai, a preocupação do consumidor é encontrar uma forma de diminuir os gastos com o consumo de energia em casa. O especialista em Eficiência Energética da Enel Ceará, Marcony Melo dá dicas importantes para você reduzir o consumo e melhorar a utilização da energia nas atividades diárias.

Pequenas mudanças  de  hábitos, geram grandes resultados e ajudam os consumidores a economizar na fatura  de  energia, aponta o Marcony. Como por exemplo, na iluminação da casa, em que você pode aproveitar a luz natural durante o dia, evitando assim o uso de lâmpadas.

Outra dica importante é escolher cores claras para paredes e tetos, já que elas refletem melhor a luminosidade. Para diminuir o consumo de energia, você deve trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, pois elas consomem  de  60% a 80% menos energia.  A vantagem da lâmpada LED é que ela também esquenta menos o ambiente, e isso pode reduzir o uso  de  sistemas  de  refrigeração para o controle  de  temperatura.  

No caso das geladeiras, é necessário fazer a limpeza periódica da grade de troca de calor na parte traseira, sempre com o equipamento desligado e seguindo as recomendações do fabricante. Com o passar do tempo essa grade pode acumular gordura e sujeira e dificultar a troca de calor, aumentando o consumo de energia. 

Você deverá também verificar se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função. Problemas na vedação aumentam o consumo de energia, uma vez que a porta não está fechando de forma correta.  O especialista ainda alerta para nunca utilizar a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.  E também evitar abrir a porta sem necessidade e, caso abra, não deixar a porta aberta por muito tempo.  

Sobre o uso de TVs e computadores é preciso planejar o seu consumo, estabelecendo horários de uso. Evite também  deixar a TV ligada se ninguém estiver assistindo. Programe o desligamento automático para evitar que o equipamento fique ligado durante a madrugada. No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização; e o monitor, a partir de 15 minutos.  

Outro alerta feito por Marcony foi sobre o modo stand-by, pois ele gera o consumo de energia. A orientação é portanto desligar ou tirar da tomada os eletrodomésticos que não estiverem em uso.  

De acordo com o especialista o ar-condicionado é um dos grandes vilões no consumo de energia. Logo é preciso seguir algumas recomendações para evitar desperdícios e reduzir o gasto de energia do aparelho. Confira abaixo:

  • Ao utilizar o ar-condicionado, a recomendação é fechar as janelas e portas para evitar que o aparelho use mais o motor para gelar o ambiente;  
  • Evite usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas, como 18ºC. Essa temperatura pode nunca ser alcançada pelo equipamento e fazê-lo funcionar em potência máxima o tempo todo, gastando muita energia. Temperaturas próximas à 24ºC já podem dar o conforto térmico adequado ao ambiente;
  • Desligue o aparelho se for ficar ausente do ambiente por um período superior a 1 hora;
  • Lembre-se de limpar o filtro com frequência e fazer a limpeza das grades condensadora e evaporadora dos equipamentos;
  • Dê preferência aos equipamentos com selo PROCEL categoria “A”, que são os mais econômicos do mercado;
  • Ao comprar o equipamento, dê  preferência aos modelos com a tecnologia inverter, que podem trazer uma economia de até 40% em relação aos modelos tradicionais;
  • Adquira modelos com a capacidade adequada ao tamanho do ambiente. Consulte um técnico para escolher o modelo mais adequado para o local onde será instalado;
  • Ao instalar, evite a incidência direta de sol no aparelho para não forçar o uso do motor e aumentar o consumo de energia.   

No caso dos chuveiros elétricos, o especialista recomenda utilizá-lo na posição morno ou verão e afirma que essa medida pode trazer economia de cerca de 30% na conta de luz.   Você deverá também programar o banho para as horas mais quentes do dia e procurar tomar banhos curtos.

Em relação ao uso das máquinas de lavar e secar, Marcony explica que para otimizar o consumo de energia, você deverá utilizar a capacidade máxima ficar alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue. E nos dias mais quentes, seque, de preferência, as roupas em um varal, aproveitando o calor para diminuir o uso das secadoras.

Outra dica importante é você conferir com um eletricista de sua confiança como está a instalação elétrica da sua residência. Sistemas antigos podem causar fuga de energia e gerar portanto o aumento do consumo. Também não deixe fios expostos nos telhados, paredes e jardins. Além do risco de choque elétrico, eles são mais suscetíveis às fugas de energia.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil