Atendimento infantil em Fortaleza é ampliado para combater síndrome gripal

25/04/2022 - Rochelle Nogueira

As 6 unidades de pronto atendimento tiveram um aumento de 155% nos atendimentos respiratórios em relação a 2021. No Hospital Pediátrico o aumento foi de 55% e 43% nas internações e no Hospital Albert Sabin crescimento de 50% e 37% das internações.

Hospital da Criança - Foto: PMF

A quadra chuvosa no Estado do Ceará vem acarretando em uma série de transtornos à população. Dentre as principais demandas apresentadas está o aumento de casos síndrome gripal em crianças no Ceará com maior quantidade em Fortaleza. Nesse sentido, em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, 25, o Secretário de Saúde do Estado, Marcos Gadelha, acompanhado da secretária de saúde do município, Ana Estela, destacou ações de ampliação e reforço no atendimento pediátrico.

“Toda a nossa Rede ficou sobrecarregada por está havendo um aumento de infecções respiratórias e casos graves e isso causa uma demanda rápida. A gente precisou de uma forma articulada com o município de Fortaleza desenvolver algumas ações como, por exemplo, a ampliação de unidades de terapias intensivas contratando o SOPAI, Hospital Infantil Filantrópico, ampliamos os leitos de terapia intensiva no Hospital Waldemar de Alcântara. O município de Fortaleza aumentou leitos pediátricos e redimensionou leitos de cirurgia para leitos pediátricos. Nós articulamos essas unidades assistenciais para disponibilizar um quantitativo maior de leitos de enfermarias e de terapia intensiva em Fortaleza”, comunicou.

O crescimento de infecções respiratórias é comum no período de sazonalidade que se inicia em março até junho, reforçou o gestor da Sesa, Marcos Gadelha, que evidenciou que em maior número de internações e casos graves em 2022.

Ele destacou que as 6 unidades de pronto atendimento tiveram um aumento de 155% nos atendimentos respiratórios em relação a 2021. No Hospital Pediátrico o aumento foi de 55% e 43% nas internações. No Hospital Albert Sabin crescimento de 50% e 37% das internações. O Hospital Albert Sabin somente neste período de abril contou com serviço superior a soma de janeiro, fevereiro e março, disse Marcos alertando para a sobrecarga no sistema pediátrico da cidade.

“Estamos ampliando o quantitativo de exames, painel de exames para identificação desses vírus que estão causando essas infecções respiratórias. A gente já chegou a um diagnóstico e a maioria dessas infecções são causadas por influenza. A gente quer passar a informação aos pais e mães que levem suas crianças para vacinar contra a influenza, pois nós estamos em plena campanha da vacinação. Aumentar a cobertura vacinal é necessário para não sermos surpreendidos novamente com casos de infecção sobrecarregando nossa Rede. No momento, nós estamos numa campanha que inclui as crianças mas é importante dizer para as pessoas atualizem o cartão de vacina”, completou.

Leitos Hospital da Criança - Foto: PMF
Leitos do Hospital da Criança de Fortaleza – Foto: PMF

Ações da gestão no atendimento pediátrico

  • Aumento de 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital Geral Dr. Waldemar;
  • Ampliação de 38 leitos de enfermaria e reforço no atendimento de urgência e emergência do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias);
  • Ampliação de 25 para 30 leitos de UCI crônicos na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai);
  • Ampliação do número de unidade de sentinela no Estado de 9 para 14;
  • Ampliação do painel viral;
  • Ampliação de contratação de plantonistas pediátricos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • 40 leitos cirúrgicos foram transformados em leitos de enfermaria no Hospital da Criança de Fortaleza;
  • Ampliação de leitos de retaguarda do Sopai de 60 para 174;
  • Dois pontos de saúde estão com farmácias abertas nos feriados e fins de semana, para dispensação de medicamentos.

Foto: PMF