Parlamentares destacam visitas em áreas de proteção ambiental e investimentos na Grande Messejana

16/03/2022 - Adriana Albuquerque

Utilizaram a tribuna os vereadores Danilo Lopes, Gabriel Aguiar, Gardel Rolim, Guilherme Sampaio e Germano He-man.

Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente

O vereador Gabriel Aguiar (PSOL) destacou o trabalho da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e o desafio de presidir o colegiado pelos próximos quatro meses (período da licença do vereador Bruno Mesquita). O parlamentar falou sobre as visitas nas unidades de conservação do município nos dias 22 e 29 de março ao Parque Natural Municipal e APA da Sabiaguaba e à ARIE Prof. Abreu Matos enclave de Cerrado (22 de março); e APA Lagoa da Maraponga, ARIE Matinha do Pici e ARIE Dunas do Cocó (29 de março).

Gabriel Aguiar convidou os vereadores para a atividades da Comissão, tendo em vista a importância da preservação e proteção de meio ambiente na cidade.

Investimentos na Capital

O vereador Gardel Rolim, utilizou o tempo no Grande Expediente, para destacar os investimentos na Grande Messejana, anunciados na Praça da Matriz pelo prefeito José Sarto. Durante visita na terça-feira, 15, foi assinada ordem de serviço para o ínicio das obras do Meu Bairro Empreendedor, uma importante ação de valorização do comércio local. Outro ponto sinalizado durante a visita do gestor, segundo o parlamentar, será a urbanização do entorno da Lagoa de Messejana com a construção de área de lazer e convivência para a população.

“Parabenizar o prefeito Sarto pelo compromisso com a cidade, em especial por aquela região. Esse compromisso ele se retrata em outros equipamento entregues como a Creche do Alto Alegre e Paupina”. Gardel destacou ainda a construção de Areninha e Escola de Tempo Integral na Paupina, instalação de piso intertravado na comunidade além de obras de mobilidade urbana, que irão dinamizar o comércio entre as ruas Antônio Carlos e Contorno Sul. O parlamentar falou ainda de obras nos bairros Passaré e Siqueira, que vem mudando a realidade da população.

Valorização dos profissionais da saúde

Fazendo uma relação da música de Chico Buarque “Geny y El Zepelín” e o tratamento dado aos profissionais da saúde, o vereador Danilo Lopes (Podemos) chamou a atenção para as condições de trabalho, demandas nas unidades hospitalares e o papel desempenhado no enfrentamento da pandemia. O parlamentar reforçou a importância da valorização das diversas categorias que atuam na saúde, com destaque para a área da Enfermagem, frisando que a redução da carga horária é algo fundamental diante do trabalho realizado pelos profissionais.

“Os profissionais de saúde desse país são iguais a Geny (fazendo referência ao personagem da música), são um poço de bondade, trabalham de forma indriscriminatória, seguindo o princípio do SUS, a universalidade. Trabalhando em ambiente insalubre, hospitais lotados, você sempre ver a situação da população mas nunca ver a do profissional que está nas unidades”, afirmou o parlamentar.

Servidores públicos

Vereador Guilherme Sampaio (PT) utilizou a tribuna do Legislativo para prestar solidariedade aos servidores públicos, em especial aos professores do município de Beberibe, que foram ameaçados de demissão por conta da greve deflagrada pelos profissionais. O parlamentar fez críticas aos governos municipais do Ceará que ainda não aprovaram o reajuste salarial de 33,24% para o magistério citando o município de Beberibe.

Guilherme também se colocou à disposição para ajudar nas negociações e pediu que a Prefeitura de Beberibe sente à mesa para ouvir os trabalhadores. Para o vereador, o momento é de luta para buscar a valorização dos servidores e evitar a precarização do serviço público.

Polo de Lazer da Lagoa do Opaia

O vereador Germano He-Man PMB) fez uso do tempo do Grande Expediente para solicitar à companhia de energia Enel que resolva a situação dos moradores do bairro Vila União. De acordo com o parlamentar faz 14 dias que os moradores do entorno do Polo de Lazer da Lagoa do Opaia reclamam da falta de iluminação. Germano He-Man relatou as dificuldades que a comunidade vem passando e as consequências que a falta de iluminação acarreta. O vereador fez ainda um apelo pra a Prefeitura de Fortaleza que realize a limpeza do local para evitar a proliferação de mosquitos.

Foto: Evilázio Bezerra