Medalha Alanis Maria é concedida à conselheira tutelar Germana Silva dos Santos

16/03/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A iniciativa atende ao requerimento nº 7879/2021, de autoria do vereador Marcos Paulo, do Cidadania.

O Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, ficou lotado, na noite de quarta-feira, 16 de março de 2022, para receber os convidados da Sessão Solene de entrega da Medalha Alanis Maria, a Conselheira Tutelar Germana Silva dos Santos, pelos relevantes serviços prestados à primeira infância no Município de Fortaleza. A honraria foi concedida através do requerimento nº 7879/2021, de autoria do vereador Marcos Paulo, do Cidadania, que presidiu a sessão. Fizeram parte da mesa, os vereadores: Bruno Mesquita, Danilo Ribeiro, Pedro Matos e Luciano Girão, além do Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Nordeste, Thiago Simões e da homenageada, Germana Silva dos Santos.

“O desempenho do papel realizado pela Conselheira Germana é de fundamental relevância para a
população, uma vez que fortalece e garante os direitos das crianças e adolescentes fortalezenses, possibilitando que estes tenham acesso às mais distintas políticas públicas, como saúde, educação, segurança pública, assistência social e psicológica”, destacou Marcos Paulo.

O vereador Danilo Ribeiro, ressaltou as virtudes da homenageada. “Germana é uma pessoa muito humana e que ajuda o próximo por amor. Ela nunca mede esforços para ajudar as pessoas, especialmente os mais pobres,” finalizou.

A Homenageada recebeu das mãos dos vereadores Marcos Paulo e Bruno Mesquita, a Medalha Alanis Maria e o certificado.

Germana Silva dos Santos, agradeceu o reconhecimento por unanimidade, dos vereadores de Fortaleza, que a concederam a Medalha Alanis Maria. A Conselheira Tutelar foi a primeira personalidade a receber a honraria. Ela relembrou emocionada, do seu trabalho como Conselheira Tutelar, das dificuldades enfrentadas durante esses anos, do apoio que recebeu do seu esposo, vereador Bruno Mesquita e do ex-vereador e ex-deputado Roberto Mesquita, falecido no ano de 2021.

“Ser conselheira tutelar é lutar incansavelmente pelos direitos das nossas crianças e adolescentes. Somos 40 conselheiros para toda a cidade, número ainda insuficiente para Fortaleza, quando o número ideal deveria ser de 100 conselheiros. É muito gratificante ver uma criança ou adolescente que teve a realidade transformada, com a nossa intervenção. Muito obrigada a todos”, finalizou.

A homenageada

Germana foi candidata a vereadora de Fortaleza em 2016, onde teve 3.862 votos. A homenageada tem uma história árdua e contínua de luta nas comunidades mais carentes da Capital alencarina, com o foco na região da Bela Vista, Pici, Riacho Doce e Pan Americano, sempre atuando no atendimento dos infantes que tanto necessitam de cuidados e muitas vezes estão largados à própria sorte. Em sua trajetória, a Conselheira trabalhou ainda no Município de Canindé, como Assistente Social, prestando seu talento e empenho para desenvolver as comunidades mais carentes daquela cidade com acessos a programas sociais.

Medalha Alanis Maria

A Medalha Alanis Maria é uma honraria criada pela Câmara Municipal de Fortaleza, destinada a agraciar pessoa física ou jurídica, que tenha se destacado por relevantes ações e serviços prestados na promoção, na proteção e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município de Fortaleza.

Reportagem: Ivelise Maia

Foto: André Lima