Prefeitura de Fortaleza aguarda decreto estadual para definir retorno às aulas no dia 1º de fevereiro

28/01/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Enquanto o retorno das aulas está ainda sem definição, a Prefeitura de Fortaleza está agilizando a vacinação dos alunos contra covid-19.

O Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza prevê para o dia 1º de fevereiro o retorno das aulas deste ano. No entanto, a pasta aguarda as definições do decreto do Governo do Estado, que deverá ser divulgado hoje (28/01), sobre novo adiamento do início do ano letivo. De acordo com a Assessoria da SME, as definições sobre o retorno das aulas, se as serão hibridas ou presenciais, se será exigido passaporte vacinal, entre outros pontos só sairão após o anúncio do decreto.

Enquanto o retorno das aulas está ainda sem definição, a Prefeitura de Fortaleza está agilizando a vacinação dos alunos contra covid-19 para um retorno às aulas mais tranquilo. A Prefeitura está ofertando o transporte escolar, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), com o objetivo de atender crianças de 5 a 11 anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, que estão agendados para receber a vacina contra a Covid-19. A estimativa é que sejam transportados uma média de 1.900 estudantes por dia. Conforme o Executivo, o serviço permanecerá enquanto houver alunos para vacinar.

De acordo com a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, as famílias têm sido muito importantes no processo de cadastramento das crianças de 5 a 11 anos. Ela ressalta que quase metade dos alunos da Rede Municipal está vacinada. “Estamos na segunda semana do mutirão e já cadastramos mais de 33 mil alunos”, disse.

O mutirão de cadastramento está acontecendo desde o último dia 14 de janeiro. Participam desse esforço diversos órgãos municipais, com o objetivo de proporcionar o acesso aos pais e responsáveis que não disponham de internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro na plataforma Saúde Digital, etapa obrigatória para o agendamento para imunização.

São vários pontos de apoio oferecidos nas 12 Secretarias Executivas Regionais, quatro Cucas, Centro Cultural Canindezinho, 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), três Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e quatro terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba). A Secretaria também vem realizando a busca ativa dos alunos, nessa faixa etária, que ainda não possuem cadastro para tomar a vacina.

Atualmente Fortaleza conta com 283.806 crianças entre 5 e 11 anos, conforme estimativa do IBGE. A Secretaria Municipal da Saúde informa que até o dia 25/01 já haviam se cadastrado 121.072 no Saúde Digital para receber a imunização. Já na Rede Municipal são 128.009 alunos, nessa faixa etária e apenas 25,9% destes já fizeram seus cadastros, ou seja, 33.179 estudantes.

Foto: Arquivo/CMFor