Síndromes gripais, conheça as diferenças dos sintomas da Covid-19 e da H3N2

27/12/2021 - Rochelle Nogueira

As doenças têm sintomas parecidos, como tosse e febre, somente por meio de testes clínicos é possível descobrir tipo de infecção.

Delta - Foto: Reuters/Agência Brasil

A pandemia de Covid-19 afetou a rotina da sociedade, chamando a atenção para as medidas sanitárias de contenção do vírus. Mesmo com a curva desacelerada de Covid-19 no mundo, a variante ômicron requer cautela da população quanto aos cuidados, aliado a isso, crescem no Brasil os casos de gripe e a mutação H3N2.

Com o aumento dos casos de síndromes gripais, os especialistas ressaltam que mesmo tendo sintomas bem parecidos, há particularidades entre a Covid-19 e a influenza. Para o diagnóstico da doença é necessário exames clínicos.

Sintoma da gripe e covid-19

  • Gripe: com frequência é diagnosticado febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes. Em alguns casos a gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.
  • Covid-19: febre e tosse seca são sintomas comuns. O cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar. A covid-19, assim como na gripe, pode avançar para quadros mais graves. Em situações mais graves, as pessoas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.

Confira vídeo explicativo com a Dra. Giselle Liberato, médica da UPA Canindezinho, falando sobre a diferença entre a Covid-19 e a Gripe. Confira matéria completa nos telejornais exibidos pela TV Fortaleza.

Com informações da Agência Brasil