Programa de prevenção ao uso de drogas e álcool acontece nos Cras

03/12/2021 - Rochelle Nogueira

O projeto atende famílias que tenham em casa adolescentes de 10 a 14 anos.

CRas - PMF

Um projeto de metodologia britânica está sendo implementado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (CPDrogas), com a realização de uma série de encontros. O programa Famílias Fortes, como é intitulado, acontece nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O foco é na prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas e tem como destino às famílias que tenham adolescentes de 10 a 14 anos.

O fortalecimento de vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades de vida (parentais, sociais, emocionais e cognitivas) é a medida preventiva desenvolvida.

“Nosso objetivo é promover o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais. Buscamos ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, mostrando aos pais a importância de apoiar seus filhos e ajudando-os a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz. Ao mesmo tempo, orientamos os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais e também a lidar com o estresse e a pressão dos amigos”, reforça Marta Gonçalves, titular da CPDrogas.

Um dos participantes do projeto, ressalta que a cada grupo da prevenção, é possível evitar que, em cinco ou sete anos, mais famílias procurem o serviço. Já outro, relata que é muito bom ouvir o depoimento das famílias. “Eles falam: ‘ah, minha mãe só falava gritando, agora ela sempre se acalma e conversa comigo’. E as mães dizem: ‘ah, eu tô menos estressada, meu filho tá obedecendo mais, agora todo mundo tem suas tarefas de casa e eles nem questionam mais. Todo fim de semana a gente bota a mesa no quintal e faz um jantar, são os nossos momentos de família’. É gostoso demais ouvir depoimentos assim”, comentou.

Sobre o projeto

O projeto Famílias Fortes é implementado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em Fortaleza, são sete encontros semanais e quatro reuniões mensais de acompanhamento com um grupo de 15 famílias. Os encontros tiveram início em novembro e seguem até o dia 22 de dezembro.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Foto: PMF