Comissão aprova projeto que institui o Dia de Prevenção e Combate à Diabetes no Calendário de Eventos do Município

01/12/2021 - Anna Regadas

A proposição reforça a importância da realização de ações voltadas para a prevenção e orientação sobre o controle da doença

Comissão de saúde - Jairo Oliveira

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, a Comissão de Saúde aprovou o parecer ao Projeto de Lei Ordinária nº 126 de 2021, de iniciativa do vereador Germano He-man (PMB), que institui no Calendário de Eventos Oficiais de Fortaleza, o Dia Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes, a ser realizado anualmente na data 14 de novembro. A matéria segue agora ao Plenário para que possa ser apreciada pelos vereadores.

De acordo com a proposição, o Dia Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes tem como objetivos:

• Apoiar, informar e conscientizar as pessoas sobre as características, formas de prevenção e tratamento da diabetes;
  • Conscientizar e sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apoiem a prevenção da doença;
  • Auxiliar no controle da diabetes e demais doenças correlatas, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Para isso serão realizadas diversas ações como palestras, debates, campanhas educativas e orientações para a população sobre a realização do teste e diagnóstico da doença. Essas atividades também serão incluídas na rede municipal de ensino com o intuito de alertar e educar as crianças sobre os riscos da diabetes.

Ao justificar a importância da iniciativa, o vereador Germano apontou que a doença pode levar a cegueira, insuficiência renal e amputação. Além de ser responsável por reduzir a expectativa de vida das pessoas de meia idade em 4 a 10 anos, sendo um dos principais fatores de risco para morte por doenças cardíacas, renais ou câncer.

Germano ressaltou que muitas pessoas tem diabetes mas não sabem, destacando portanto a necessidade da testagem. O parlamentar aponta que a data comemorada no calendário de Eventos Oficiais de Fortaleza e as ações a serem realizadas pelo município vão contribuir para a conscientização das pessoas sobre prevenção da doença e tratamento; fortalecer a testagem em massa; ajudar na identificação precoce da doença evitando assim que a população sofra com as consequências em sua fase terminal.

O colegiado ainda aprovou durante a reunião o projeto de lei ordinária PLO 388/2019, de autoria do vereador Gardel Rolim (PDT), que institui a Semana Municipal de Atenção à Saúde da Criança e o Indicativo 530/2020, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB0, que cria o Programa de Atenção Psicopedagógica na rede municipal de educação de Fortaleza

A realização de audiências públicas solicitadas pela vereadora Priscila Costa (PSC) também foram aprovadas. Uma com o tema “O que diz a ciência sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes? e a outra que visa debater sobre a criação do Passaporte de Vacinação no âmbito de Fortaleza. Aprovado ainda audiência pública solicitada pelo vereador Lúcio Bruno (PDT) com o objetivo de debater as arboviroses, os desafios e avanços frente à pandemia da Covid-19 em Fortaleza.

Outras iniciativas também foram aprovadas durante a reunião. Dentre elas, o projeto de Indicação 1108/2021, de autoria da vereadora Cláudia Gomes (DEM), que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nos terminais de ônibus de Fortaleza. Confira a pauta e conheça todos os projetos deliberados pelo colegiado: aqui.

Foto: Jairo Oliveira