Câmara outorga a Medalha Doutor Periguary de Medeiros ao ex-secretário de Saúde do Estado, Doutor Cabeto

01/12/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceara (UFC) e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (1º), Sessão Solene para a entrega da Medalha Doutor Periguary de Medeiros ao doutor Carlos Roberto Martins Sobrinho (Doutor Cabeto), homenagem proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT) através do requerimento 1770/2021, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A solenidade foi presidida pelo vereador Antônio Henrique que fez a saudação ao homenageado e aos presentes. “Quero dizer que eu como presidente dessa Casa me sinto honrado de estar aqui nessa noite reconhecendo o brilhante trabalho do Dr. Cabeto, que como médico e homem, com compromisso publico, foi fundamental para o Ceará passar os tempos mais críticos da covid-19. Essa Casa presta merecida homenagem a esse profissional que esteve a frente da Secretaria de Saúde do Estado, por 2 anos e 7 meses. Antes disso, já merecia a homenagem por seu trabalho como um dos cardiologistas mais respeitados do Brasil, criador do Instituto de Ciências Médicas e diretor do Hospital Walter Cantídio”, ressaltou.

Ele destacou os projetos sociais coordenados por Cabeto, quando esteve a frente do Hospital Walter Cantídio, que envolviam a população em torno da Lagoa de Porangabussu. Afirmou que a medalha é reconhecimento a um homem de grande espírito público. “Como secretário, auxiliou os municípios na gestão da crise. Sua postura exemplar, coordenando as medidas protetivas e seu trabalho, foram fundamentais para a regionalização da saúde. Observamos que a Sesa avançou na transparência, na aquisição de novas tecnologias e no enfrentamento da covid-19. Seu trabalho colocou seu nome na historia do estado do Ceará. Essa medalha é a oportunidade dos vereadores reconhecerem seu trabalho a frente da Sesa. Hoje, todos os cearenses podem falar que apesar de todas as dificuldades e desafios, esse Estado teve e tem uma gestão da pandemia a altura que nosso povo merece. Você esteve na linha de frente para salvar os cearenses, me sinto honrado de estar aqui representando todos os cidadãos de Fortaleza e entregar essa medalha ao senhor. Nosso muito obrigado!” ressaltou.

Medalha

Após receber a medalha e o certificado da mesma, o homenageado fez seus agradecimentos: “Quero ressaltar o trabalho da procuradoria de justiça e da imprensa na publicização das decisões durante a pandemia, algo que poucos falam, mas que merece o reconhecimento. Meu tio homônimo, sempre dizia que a Câmara dos Vereadores é a casa mais importante numa democracia. Essa medalha me honra por ser dada por essa nobre casa, onde estive por diversas vezes apresentando projetos. Quero ressaltar o trabalho do HGF que foi uma das unidades mais importantes durante a pandemia. Em nome dos profissionais daquela unidade quero agradecer aos profissionais dos cinco cantos do Ceará”, disse.

Ele agradeceu aos seus familiares e amigos presentes e pontuou que a homenagem deve ser para todos que colaboraram e colaboram com o enfrentamento da pandemia no Ceará. Ele citou o trabalho realizado pelo IntegraSUS, que foi exemplo de transparência no mundo, e elaborado por um cearense. “Eu gostaria de dizer que esse momento se coroa com uma homenagem ao Ceará, que foi epicentro da pandemia, então isso ressalta ainda mais o desafio. Nosso estado encontra-se na região mais pobre do Brasil. Para termos uma ideia, São Paulo, com 22 milhões de habitantes tinha quase 9 mil leitos de UTI e o Ceará com 8 milhões tinha 400 leitos, essa é a verdadeira desigualdade do Brasil”, comparou.

Citou a criação da regionalização de saúde, como forma de alcançar todos os municípios com ações de saúde para atender as necessidades da população. “O governador Camilo Santana abraçou a ideia que ficou conhecida como modernização da saúde, que os meus sucessores estão dando segmento. Eu aproveito aqui para dedicar essa homenagem a essas pessoas que são responsáveis pela continuidade desse trabalho, agradecer os 184 municípios, as 22 regiões de saúde e todos que fazem Saúde do Ceará. Muito obrigado!”

Falou ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, que afirmou que o Dr. Cabeto foi um grande jogador em sua gestão e é um grande médico, “o conheço a alguns anos pois era amigo de seu irmão e frequentava sua casa, e o que posso dizer é que quando nascemos, desenvolvemos diversos projetos de vida, desafios, mas sobretudo desenvolvemos amizades e quando olhamos para trás e reconhecemos a trajetória vitoriosa dos amigos, isso nos enche de orgulho. Digo que valeu a pena todo o esforço, por seu talento e tudo que construíste ao longo do tempo e o bem que fizestes a tantas pessoas. Esse prêmio, como você bem disse, é de todos profissionais, que atuaram nesse período. Dizer que o orgulho que sua família e amigos estão sentindo eu também sinto. Parabéns! Você merece!” finalizou.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Antônio Henrique; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; pelo procurador da República no Ceará, Alessander Sales e pelo primeiro vice-presidente da CMFor Adail Júnior (PDT). Participaram também da Sessão os vereadores Léo Couto (PSB), Stélio Frota (PMB) e Eudes Bringel (PSB).

Dr. Cabeto mostra o certificado da Medalha Dr. Periguary de Medeiros, ladeado pelos membros da Mesa Solene (Fotos: André Lima)

Perfil

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceara (UFC) e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-associado da UFC, tem experiência na área da medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nas áreas de sistema nervoso autônomo, sistema cardiopulmonar e doença de Chagas. Atua principalmente nos seguintes temas: autonomic nervous system, cardiopulmonary baroreflex, cardiovascular reflex, chagas disease e baroreceptors.

É um dos associados fundadores do Instituto de Ciências Médicas que iniciou em 2016 o projeto Clássicos na Lagoa, que leva música clássica para as margens da lagoa do Porangabussu, numa perspectiva de estimular a fruição artística como elemento de qualidade de vida. Foi diretor médico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e um dos idealizadores do grupo de implantação do Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu.

Em seu primeiro ano de gestão, estabeleceu novos critérios para preenchimento dos cargos nos consórcios de saúde no Estado, a fim de garantir qualificação dos escolhidos e critérios técnicos. Principal porta-voz do Governo, durante a pandemia da Covid-19, quando esteve a frente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Na sua gestão, o Ceará foi reconhecido pela transparência nas informações sobre a Covid-19; o Estado ampliou UTI’s no interior. Trabalhou também por mais recursos para a Saúde; lançou o maior concurso publico e o novo modelo de valorização do servidor público. O Ceará foi um dos primeiros estados a realizar medidas de distanciamento e aquisição de equipamentos para atender os pacientes por Covid-19; teve reconhecimento global como gestor durante a crise ocasionada pela pandemia.