Comissão aprova criação do Observatório da Educação

30/11/2021 - Ana Clara Cabral

Programa visa incentivar a qualificação e elaboração de políticas públicas voltadas para a educação

A Comissão conjunta de Constituição e Educação aprovou, na manhã desta terça-feira (30), a criação do Programa Observatório da Educação, através do projeto de lei ordinária nº 636/2021, de autoria do Executivo. De acordo com o vereador Gardel Rolim, líder do governo na Casa, este projeto já iniciou com a tramitação da Academia do Professor, que incentiva a qualificação dos professores, e agora acrescenta a realização de pesquisas. “Uma medida inovadora”, declarou.

São objetivos do projeto:

• Desenvolver pesquisas educacionais junto à rede municipal de ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos;
  • Contribuir para a qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu dos profissionais do magistério;
  • Desenvolver políticas educacionais mais próximas da realidade escolar e socioeconômica da população, promovendo qualidade na educação fortalezense.

Em mensagem anexa ao projeto, Sarto Nogueira afirmou: “a formação continuada de professores consiste em importante ação para aqueles profissionais que desejam imprimir em suas atividades laborais mais qualidade e conformidade com o seu tempo e espaço, trazendo o quesito atualização para as suas práticas”. E ainda reforçou: “o Observatório da Educação representa importante política de valorização do magistério fortalezense, além de contribuir de forma efetiva com a elevação dos indicadores de aprendizagem de nossos alunos”.

A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) elogiou o projeto e disse que vai propor emendas para o aprimoramento da matéria. Gardel Rolim acolheu a iniciativa da vereadora e afirmou que em caso de emendas, os vereadores voltam à comissão conjunta para discutir os adendos.

Estavam presentes na reunião os vereadores Lúcio Bruno (PDT), Didi Mangueira (PDT), Gardel Rolim (PDT), Ronaldo Martins (Republicanos), Fábio Rubens (PSB), PP Cell (PSD), Prof. Enilson (Cidadania), Adriana Nossa Cara (Psol), Tia Francisca (PL), John Monteiro (PDT), Márcio Martins (PROS), Jorge Pinheiro (PSDB) e Ana Aracapé (PL).

Foto: Jairo Oliveira