Câmara Municipal faz a entrega da Medalha Ayrton Senna ao Sr. Mauro Carmélio

27/11/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A medalha Ayton Senna foi instituída em 1994 pela Câmara Municipal de Fortaleza, sendo destinada a premiar o mérito dos que tenham se destacado no âmbito do desporto municipal

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira, 26, Sessão Solene para a outorga da Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna ao senhor Mauro Carmélio Santos Costa Júnior. A comenda foi proposta pelo vereador Eudes Bringel (PSB), através do requerimento nº 2628/2021, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Eudes Bringel enalteceu a trajetória de Mauro Carmélio evidenciando todas as conquistas e contribuição que ele teve para a evolução para futebol cearense.

“Muito nos orgulha a Casa do Povo fazendo está fazendo esta homenagem, da maior comenda do mérito esportivo de Fortaleza. Todos que estão aqui sabem da história do Mauro no futebol. Pra gente é uma alegria muito grande fer essa homenagem. Todos vocês um contribuição para que o Mauro seja homenageado hoje. Você deixou um legado”, pontuou o vereador.

Após receber a Medalha Ayrton Senna, Mauro Carmélio demonstrou estar emocionado com a homenagem. Agradeceu aos faimiliares e ao vereador Eudes Bringel pela generosidade do momento. Ele afirmou que todos que estavam no plenário faziam parte da sua história no futebol cearense.

“Queria falar do meu saudoso pai que por amar muito o esporte plantou em mim e em meus irmãos essa semente. Primeiro ele, e depois meus irmãos. Fomos companheiros durante muito tempo de arquibancada. Minha eterna gratidão ao meu tio Fares Lopes que também amava futebol e meu afeto ao torcedor cearense pelo carinho e o amor que ele tem ao seu clube”, disse Mauro.

A sessão foi presidida pelo vereador Eudes Bringel, no ato representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT). A mesa solene foi composta pelo Juíz da 2ª Vara de Sucessões de Fortaleza, Dr. José Krentel Ferreira Filho; diretor de operações de jogo do Fortaleza Esporte Clube, Tain Fontenele; diretor de futebol do Ceará Esporte Clube, Eduardo Arruda; diretor administrativo do Ferroviário Atlético Clube, Emanuel Garcial; e o vereador Bruno Mesquita (Pros).

Sobre o homenageado

Mauro nasceu em Fortaleza, em 18 de fevereiro, e desde a infância conviveu com o futebol. Estudou no Colégio Marista Cearense e cursou Direto na Universidade de Fortaleza (Unifor) . Se dstacou no futebol cearense quando em sua gestão na Federação Cearense de Futebol trouxe a modernização e informatização da entidade. Criou diversas competições nas categorias de base, nas Ligas enterioranas e foi o idealizador da Taça Fares Lopes. Mauro Carmélio se destacou no formento das receitas dos clubes e contribuiu para a profissionalização do futebol cearense. Em sua gestão os times cearenses conseguiram titulos de grande relevância, dentre eles, Copa do Nordeste Sub-20 , Copa do Nordeste (3 vezes), Campeonato Brasileiro da Série D (2 vezes), Campeonato Brasileiro da Série B, além de vagas na Copa Sul-Americana.

Foto: André Lima