Câmara homenageia dentistas e entrega a Medalha Dr. Periguary de Medeiros a Erlemus Ponte Soares

26/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

No Estado do Ceará, o primeiro curso de Odontologia surgiu em 1916 juntamente com o curso de Farmácia.

Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (26), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Dentista e entrega da Medalha Dr. Periguary de Medeiros ao Cirurgião Dentista Erlemus Ponte Soares. A solenidade foi proposta pelo vereador Danilo Lopes (PODEMOS), através dos requerimentos 35/2021 e 3258/2021, aprovados por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Márcio Martins (PROS), no ato representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

O vereador Danilo Lopes em sua saudação aos homenageados e convidados destacou que sua eleição foi feita pela vontade de Deus, “foi uma coisa que aconteceu por obra de minhas profissões. Gosto de remeter ao passado, a odontologia é uma das mais antigas e necessárias. E no dia 15 de janeiro de 1985 minha vida mudou, fui aprovado na Faculdade de Odontologia no dia que Tancredo Neves foi eleito presidente. Momento de fazer as coisas se transformarem e durante esses 36 anos de odontologia posso dizer que sou uma pessoa realizada e feliz”, frisou.

Destacou que na solenidade três gerações de dentistas da mesma família estavam entre os homenageados. “Temos dois tipos de homenagem, a sessão solene em homenagem a profissão e a entrega de uma medalha a um cirurgião dentista. Como vereador posso ter a oportunidade de homenagear pessoas que foram meus professores, meus colegas e meus alunos. Essa é uma sessão solene, mas também uma sessão de amigos, de homenagens e de reconhecimento”, pontuou.

Ele falou sobre um Hospital em construção para tratamento de fissura lábio palatal, que será um avanço e conclamou os vereadores para trabalharem juntos em prol de recursos públicos para auxiliar nessa iniciativa. Destacou o papel dos Agentes de Saúde Bucal (ASB) para auxiliar os cirurgiões-dentistas e citou os profissionais homenageados da noite. “Minha felicidade é imensa de estar aqui com os que me ensinaram, com os que ensinei e os que foram meus colegas. Peço a todos que não deixemos de lutar por nossa odontologia porque a população precisa de nossa profissão”, comentou.

Homenageados referentes ao Dia do Dentista: Manoel Perboyre Gomes Castelo; Antero José Morais Rôla; Antônio Sérgio Bezerra de Menezes; Eliardo Silveira Santos; Ilídio Silveira, representado pela filha Ivone Silveira; José Ferreira Cunha Filho; José Júlio Cavalcante Holanda, representado pelos filhos, João Paulo e Carlos Augusto Holanda; Roberto Pinheiro Borges; Rosimary de Sousa Tavares, representada por Ricardo de Sousa Martins; Maria Zélia Cavalcante Brasil; Rafaela Alves Freitas (in memoriam) representada pelo seu esposo Marcelo Machado Fontenele; Alberto Morais Arruda (in memoriam), representado pela esposa Ângela Borges de Arruda.

Manoel Perboyre Gomes Castelo falou em nome dos homenageados. Segundo ele, todos os homenageados são extremamente dignos, mas disse que escolheria dois nomes entre o homenageados para saudar a todos os colegas. “Um deles é o Dr. Antero José Rôla, temos uma amizade muito grande e trabalhamos muitos tempos juntos e a outra é a Dra. Zélia Brasil que conheço a muito tempo, é uma verdadeira profissional e através dela homenageio todas as mulheres. Tambem quero citar os filhos do Dr. José Júlio, João Paulo e Carlos Augusto, pois é um amigo de coração maravilhoso. Mas lembro que estive na Câmara Municipal de São Paulo recebendo uma comenda e o jornalista Hélio Góes disse que a brevidade é a cortesia do orador”, afirmou

Ressaltou que todos os cirurgiões-dentistas devem sempre lembrar daqueles que os receberam e foram peças importantes na sua vida profissional. “Aqui estão inúmeros mestres, e por isso quero aproveitar esse momento para fazer essa referência. Todos estamos aqui sendo homenageados de maneira justa pelo trabalho que realizamos em prol da população cearense por isso quero agradecer a toda Câmara e em especial ao vereador Danilo Lopes pela homenagem,” enfatizou.

Medalha

Foto: André Lima

Em seguida foi feita a entrega da Medalha Dr. Periguary de Medeiros ao Cirurgião Dentista Erlemus Ponte Soares, que fez seus agradecimentos. “Para mim é uma honra como servidor publico municipal receber essa homenagem. Quero agradecer ao vereador Danilo Lopes e os vereadores, a Deus que nos permitiu estar aqui e a minha família. Também ao meu pai (in memoriam) que perdi de câncer e a minha mãe, que está aqui. Sem ela essa pessoa aqui não existiria. Ela e meu pai formaram um cidadão de bem. Quero render essa homenagem à senhora”, salientou.

Ele rendeu homenagens aos seus professores, como Eliardo Silveira e o Dr. Perboyre Gomes e disse que recebeu um conselho, quando estava em dúvida se continuaria na odontologia ou partiria para outra profissão. “Me disseram que fosse trabalhar e abrir os horizontes, e assim fiz fui para Nova Russas trabalhar na Saúde da Família e hoje estou aqui. A Odontologia me proporcionou isso, e me oportunizou tudo, minha família, minhas conquistas e hoje faço parte da gestão. Devemos todos nos lutarmos cada vez mais por uma odontologia forte e presente na vida da população”, concluiu.

A mesa solene foi composta pelo presidente da Academia Cearense de Odontologia, Manuel Perboyre Gomes Castelo; presidente do Conselho Regional de Odontologia, Gládyo Gonçalves Vidal; a vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Ivani Soares de Sousa; vereador Eudes Bringel (PSB), vereador Dr. Luciano Girão (PP) e o vereador Danilo Lopes, autor da homenagem.

Dia do Dentista

O Dia do Dentista é comemorado anualmente na data de 25 de outubro. Para entender a busca pela saúde bucal temos que voltar aos primórdios da humanidade. O surgimento da Odontologia vem com a necessidade do homem ter que lidar com a dor e com a perda de seus dentes, órgãos ligados a própria vida visto que a sua ausência impede o ato de alimentar-se. A história demonstra diversas tentativas de tratamentos dentários e de reabilitação dos dentes perdidos.

O primeiro curso de Odontologia do país surgiu por decreto do Imperador D. Pedro II, em 25 de outubro de 1884, e fazia parte da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No Estado do Ceará, o primeiro curso de Odontologia surgiu em 1916 juntamente com o curso de Farmácia, sendo o segundo curso superior mais antigo do Estado. Hoje, a cidade de Fortaleza tem 8 cursos de Odontologia e muitos profissionais têm sido formados para cuidar da saúde bucal de nossa população. A incontestável importância da Odontologia na manutenção da saúde bucal das pessoas faz com que a profissão seja reconhecida e requisitada tanto para tratamentos curativos e reabilitadores como preventivos.

Perfil

Erlemus Ponte Soares nasceu em Fortaleza, em 1978, filho caçula de Maria Ivonete Ponte Soares e de Erlemus Ferreira Soares (in memorian). Estudou durante o ensino fundamental e médio no Colégio Lourenço Filho e formou-se em Odontologia pela Universidade de Fortaleza em 2002. Trabalhou como Cirurgião-dentista e como coordenador de saúde bucal no município de Nova Russas – CE e em 2006, foi admitido, através de concurso público, para o cargo de Cirurgião-dentista do PSF na Unidade de Atenção Primaria a Saúde (UAPS) Janival de Almeida, em Fortaleza.

Em 2008 casou-se com a também Cirurgiã-dentista Cibelly Melo Ferreira, com quem teve dois filhos, Gustavo Ferreira Soares e Lia Ferreira Soares. Tornou-se especialista em Odontologia no Programa Saúde da Família (ABO-CE), Implantodontia (ACO/CEC), Regulação em Saúde (Hospital Sírio Libanês) e Gestão em Saúde da Atenção Primaria (ESP-CE). Atualmente e mestrando em Saúde da Família pela Fiocruz-CE.

Em 2013 foi nomeado gestor da UAPS César Cals de Oliveira, através de uma seleção pública municipal. Em 2017 foi convidado para ser articulador da Estratégia Saúde da Família na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza e em seguida, Gerente na Célula de Suprimento Médico-hospitalar. Em 2019 tornou-se Gerente da Atenção Primaria a Saúde e atualmente é o Coordenador das Redes de Atenção Primaria e Psicossocial de Fortaleza.

Foto: André Lima