Parlamentares destacam ações voltadas ao empreendedorismo, meio ambiente e saúde

21/10/2021 - Ana Clara Cabral

Durante o Pequeno Expediente, 10 parlamentares têm o tempo de 3 minutos para debater questões de interesse da população e da cidade

Pedro França (Cidadania)

Destacou a atuação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, com programas e ações de incentivo aos micro e pequenos empreendedores do Município. O parlamentar destacou as propostas Meu Bairro Empreendedor e o Mulher Empreendedora, que atualmente tramitam na Câmara Municipal.

“Um total de R$ 3,7 milhões em investimento apenas para os empreendedores da cidade. É uma forma de combater as consequências da pandemia. A gente precisa qualificar mais pessoas e dar esse suporte enquanto Prefeitura Municipal para fazer com que a sociedade continue avançando”, concluiu.

Danilo Lopes (Podemos)

Solicitou da Procuradoria Geral do Município (PGM) a regulamentação da Lei n° 10.901, sancionada em 2019, que tornou obrigatória a presença de profissionais dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) de hospitais públicos e conveniados de Fortaleza, a fim de garantir a prestação de assistência odontológica ao paciente em regime de internação hospitalar na UTI.

De acordo com o parlamentar, a medida é fundamental para garantir os cuidados com a saúde bucal e prevenir infecções respiratórias dos pacientes, inclusive daqueles em tratamento da Covid-19. Danilo ponderou que sem a regulamentação da lei não há efetividade da legislação na prática.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Apresentou um vídeo da Mandata Nossa Cara, em homenagem ao Liceu do Ceará que comemora 176 anos de fundação, a primeira escola pública do Estado, e a terceira mais antiga do País. A parlamentar destacou o trabalho realizado pelo corpo educacional, evidenciando o Liceu do Ceará como um patrimônio da educação cearense.

Prof. Enilson (Cidadania)

Ressaltou a importância da rotina do vereador e o trabalho de representar as demandas do povo. “Estamos correndo nas comunidades. Venho pedir a você de Fortaleza que acompanhe o seu vereador nas redes sociais. Eu acompanho todos os vereadores e vejo que esta Casa está muito bem, com parlamentares comprometidos com as causas da cidade. Tenho muita honra de pertencer a esta Legislatura”, finalizou.

Sargento Reginauro (PROS)

Comemorando a vitória do Ferroviário por 4 a 0 em cima da equipe Juazeirense-BA, na disputa das Eliminatórias da Copa do Nordeste 2022, o parlamentar questionou o fato da partida acontecer na Arena Dunas, em Natal (RN) e não no Castelão.

“A informação que dão é que o gramado precisa de 48 horas de descanso, mas pasmem, em Natal, a Arena que sediou a partida do Ferroviário recebeu três jogos e mais um show de forró. E se pegarmos as imagens vamos ver que o gramado está em perfeito estado”, apontou.

Jorge Pinheiro (PSDB)

Manifestou na tribuna, votos de pesar para a família do cirurgião plástico, Cláudio Marsili, vítima de latrocínio no último dia 19, no Rio de Janeiro. O vereador pediu um minuto de silencio em respeito a memória do médico, ressaltando a comoção gerada pelo caso. Na ocasião, Jorge apresentou um requerimento com envios de votos de pesar ao Dr. Ítalo Marsili, filho do médico.

Júlio Brizzi (PDT)

Evidenciou o relatório emitido pela CPI da Covid conduzida pelo Senado. “Que o relatório possa servir de base para investigações mais profundas e punição para aqueles que brincaram com a vida do brasileiro. Gestores que tiveram a opção de salvar vidas, mas aprofundaram o problema da pandemia, causando mais de 600 mil mortes. Daqui pra frente é cobrar a punição e acompanhar para que isso não se repita”, atentou.

Júlio Brizzi reforçou o papel da CPI na investigação dos gastos e ações de gestores. “Um instrumento constitucional importantíssimo que funcionou para investigar e estudar o que todos observamos durante esse período da pandemia, a ação criminosa do presidente da república e vários de seus apoiadores. Só o presidente foi indiciado pelo relatório em nove tipos penais”.

Adail Júnior (PDT)

Manifestando votos de pesar, o parlamentar pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do jovem de Saboeiro, Tierry, filho de Antônia Raimunda e Nelson Maciel, vítima de um acidente de trânsito. “Todos os saboeirenses se solidarizam com a família. Um jovem de apenas 22 anos, fazendo odontologia e pela sua trajetória sabemos que ia ter um futuro brilhante, mas infelizmente um acidente trágico tirou sua vida. E queria pedir um minuto de silêncio em respeito à toda família, em especial a mãe, ao pai e ao seu tio que é vereador”, afirmou.

Didi Mangueira (PDT)

Destacou o pedido de construção de uma passarela no Rio Maranguapinho, para ligar os bairros Bom Jardim e Bonsucesso. Segundo o vereador, os moradores do Bom Jardim para acessar a Areninha do Bonsucesso precisam atravessar o rio e com a construção de uma passarela se mostra necessária. “A construção de uma passarela dará mais mobilidade aos moradores integrando as comunidades através da socialização por meio do esporte”, disse.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Convidou todos os parlamentares e a população para um ato em defesa da criação da Unidade de Conservação da Lagoa da Precabura, no bairro Lagoa Redonda, que acontecerá no próximo domingo (24), de 7h às 11h da manhã.

Segundo ele, o ato contará com uma programação com observação de pássaros silvestres, passeio de caiaque, limpeza das margens, trilha e outras atividades. O parlamentar destacou um “aceno positivo do Estado e das Prefeituras de Fortaleza e Eusébio” para a criação da unidade de preservação.

Foto: Érika Fonseca