Outubro Rosa: Câmara Municipal promove palestra de prevenção ao câncer de mama

21/10/2021 - Ana Clara Cabral

A Câmara Municipal de Fortaleza vai realizar nessa sexta-feira (22), às 9h da manhã, uma palestra informativa em alusão ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Voltado para as colaboradoras e colaboradores da Casa do Povo, o evento, que acontecerá no Auditório Ademar Arruda, também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube.

O palestrante é o médico oncologista e professor Dr. Luiz Porto, do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), projeto de extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Informar melhor as pessoas sobre a importância do autoexame das mamas e, consequentemente, ter maiores chances de sucesso no tratamento através de um diagnóstico precoce, é o principal objetivo da ocasião. Para isso, serão usados modelos didáticos para ensinar a realizar o autoexame.

O que é o câncer de mama?

É uma doença que causa tumores nas mamas com a possibilidade de se espalhar para outros órgãos. Ocorre geralmente em mulheres em torno de 50 anos, apesar do aumento de casos também em mulheres jovens e em homens nos últimos anos.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento mais eficiente. Para se prevenir, visite anualmente o ginecologista e faça o autoexame uma vez por mês. O objetivo é conhecer suas mamas e facilitar a percepção de qualquer alteração, como pequenos nódulos nas mamas; axilas; bico do peito; saída de secreção; mudanças na cor da pele, ficando avermelhada, retraída e parecida com casca de laranja.

Foto: Érika Fonseca