Câmara celebra atuação de entidades na prevenção do câncer de mama

19/10/2021 - Rochelle Nogueira

A solenidade foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT) e reforça as ações da campanha Outubro Rosa

Com o objetivo de homenagear entidades que promovem ações de prevenção e combate ao câncer de mama, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 19, sessão solene em alusão ao Outubro Rosa. Segundo o requerimento nº 0079/2021, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), a solenidade reforça a atuação das entidades no fortalecimento da campanha.

A solenidade homenageou o mastologista e presidente do Comitê Municipal de Controle do Câncer de Mama em Fortaleza, Dr. Paulo Henrique Diógenes Vasquez; a conselheira do Conselho Cearense da Mulher pela Sociedade Civil, Iracema Maria Lima; membro da Sociedade Brasileira de Mastologia no Ceará, Dr. Valdenrique Macedo; o oncologista Dr. Luiz Gonzaga Porto do GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC; e a articuladora da área técnica de Saúde da Mulher da SMS, Lea Dias.

Destacando a importância da visibilidade ao tema, Larissa Gaspar ressaltou o papel de medidas preventivas acessíveis para identificar a doença precocemente. “A gente defende o SUS. Ele é o instrumento que nós temos para salvar vidas. As pessoas que não tem condições de pagar encontram lá atendimento. Hoje nós realizamos uma homenagem às pessoas que venceram o câncer de mama aqui em Fortaleza”, declarou.

A parlamentar reforçou que mudanças simples de comportamento podem mudar o panorama da doença. “Práticas cotidianas com atividade física 4 vezes por semana por 40 minutos já diminui bastante a incidência da doença, ter uma alimentação saudável, não fumar e não ingerir bebida alcoólica são medidas preventivas à doença. As mulheres devem realizar o toque de cuidado realizando o exame de mama mensalmente apalpando de forma circular na detecção de nódulos”, alertou Larissa.

O médico mastologista Dr. Paulo Henrique Vasquez, um dos homenageados do evento, explicou que o câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo e nos últimos anos a incidência de casos vem aumentando. “Há um percentual alto de mulheres abaixo de 50 anos diagnosticadas com câncer de mama. Hoje existem centros de pesquisas se debruçam sobre qual o papel do HPV na mama”, disse.

O mastologista informou que o câncer é multifatorial e que a prevenção é o meio para diminuir a ocorrência da doença. Dr. Paulo Henrique Vasques citou algumas mudanças que podem ajudar, dentre elas, atividade física diariamente ou 3 vezes por semana, uma alimentação a base de frutas e verduras, alertando para o sobrepeso como fator de risco ao câncer. “Esse momento que estamos vivendo é emblemático. Precisamos falar do câncer de mama para mudarmos essa realidade, pois infelizmente muitas detecções são feitas com o câncer em estágio avançado”, disse.

O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, em 2021, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Fotos: Evilázio Bezerra.