Novo decreto amplia horário de restaurantes e permite 100% da capacidade em templos religiosos

18/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O novo decreto estadual será válido por 15 dias

Igreja evangélica Universal Data:15.07.2021 Foto:Érika Fonseca

Entrou em vigor no último sábado (16), o novo decreto estadual de combate à pandemia da Covid-19. O anuncio foi feito pelo governador Camilo Santana, através das redes sociais na sexta-feira (15), e trouxe como destaque o aumento de público em jogos de futebol, permissão de 100% da capacidade para templos religiosos, aumento nos eventos sociais e a ampliação no horário dos restaurantes.

Durante o anuncio o governador acompanhado do secretário de saúde do estado, Marcos Gadelha, destacou como ponto positivo para a flexibilização do decreto o aumento do número de pessoas imunizadas. “Nunca tivemos números tão favoráveis como os que temos agora, desde o início da pandemia no Ceará, e esses números só foram possíveis com o avanço da vacinação em todo o Estado, que já alcançou cerca de 68,9% da população do Ceará com a primeira dose, 45,9% com o esquema vacinal completo – para as duas doses ou dose única”, explicou.

Confira as principais atualizações no decreto:

  • Ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes (até às 3h);
  • Ampliação da capacidade do comércio de rua e lojas de shopping e de cinemas, para 80%;
  • Eventos sociais com autorização de 300 pessoas em ambiente fechado e até 500 pessoas em ambiente aberto;
  • Aumento para o público presencial da Arena Castelão, durante os jogos do Campeonato Brasileiro da Série A, autorizado para 30% da capacidade a partir de sábado (16), e com aumento para 50% da capacidade a partir do próximo sábado (23/10);
  • Templos religiosos podem funcionar com 100% de sua capacidade.

O secretário da SESA, Marcos Gadelha, também enfatizou a redução dos casos da doença como ponto principal para ampliação das atividades. “Atualmente estamos vivendo o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia. Todos os números são melhores, queda na porcentagem de positividade nos exames, baixo nível de transmissão, menor procura por assistencialismo, número de casos nas UPAs e óbitos progressivamente diminuindo”, disse.

DECRETO Nº34.298, de 16 de outubro de 2021

Vacinação em Fortaleza:

Imagem: divulgação

Confira a lista de agendados para vacinação:

Informações: Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca