Vereadores são homenageados na Assembleia Legislativa do Ceará

08/10/2021 - Ana Clara Cabral

O presidente da Câmara Municipal Antônio Henrique e o vereador Carmelo Neto foram os homenageados do poder Legislativo de Fortaleza

Vereadores de todo o estado foram homenageados em solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), em alusão ao Dia Nacional do Vereador, celebrado em 1º de outubro. Representando o Município de Fortaleza, receberam a honraria o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), e Carmelo Neto (REP), indicados pelos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Leonardo Araújo (MDB), respectivamente.

O vereador Antônio Henrique (PDT) destacou o evento como momento de alegria e responsabilidade: “nós sabemos que essa homenagem traz um destaque ao papel do vereador, que tem uma aproximação muito grande com a população. Fico feliz de ser um representante do povo aqui da nossa cidade, procurando sempre cumprir com minhas obrigações. Estamos no quarto mandato como vereador de Fortaleza e graças a Deus temos trabalhado para fazer a diferença e levar políticas públicas para perto das pessoas que mais precisam”.

Carmelo Neto (REP) destacou ser este seu primeiro Dia do Vereador, no seu primeiro mandato, aos 20 anos de idade, e afirmou: “o vereador, costumo dizer, é um dos cargos mais importantes da política. É quem está mais próximo das pessoas. Quando o cidadão tem um problema de iluminação pública, de saneamento básico, de rua esburacada, é o vereador que é chamado para resolver. Fico muito feliz e honrado de estar sendo homenageado. Tenho muita honra de servir Fortaleza na vereança”.

A vereadora Tia Francisca (PL) também esteve presente, falou da relevância das atribuições dos legisladores do Município e ressaltou a magnitude da ocasião: “é uma alegria muito grande estar junto com todos os vereadores, não só de Fortaleza, mas do Ceará. A gente acredita que é de grande valia para cada um de nós que representa o povo”.

A sessão solene aconteceu por meio de requerimento dos deputados Audic Mota (PSB) e Sérgio Aguiar (PDT), subscrito pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Augusta Brito (PCdoB). Ao todo, 79 parlamentares foram homenageados, incluindo dos municípios de Guaiúba, Limoeiro do Norte, Caridade, Horizonte, Maranguape, Umirim, Tianguá, Paracuru, Camocim, Cariré, Tauá, Parambu e outros.

Sérgio Aguiar (PDT), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da A, declarou: “o papel do vereador junto à comunidade e à sociedade geral é um dos mais importantes porque é o primeiro legitimamente sufragado nas urnas. Por isso, tem um contato mais direto com a população. O vereador você encontra no mercado, posto de saúde, comércio, na igreja, nos momentos de lazer. Muitas vezes o leitor sabe onde é a casa do vereador. Isso é importante para valorizar o papel da maior célula de participação da sociedade”.

Audic Mota (PSB), que já teve experiência como vereador, presidente de Câmara e presidente da União dos Vereadores do Estado do Ceará, agora, como deputado, justificou fazer parte do contexto prestigiar o agente político que tem maioria no estado. “No Ceará, são mais de 2 mil vereadores que garantem uma interlocução com o Poder Legislativo e Executivo, oxigenando as demandas, trazendo a vontade primeira da população. Nada mais justo do que nós oferecermos uma sessão solene enaltecendo esse dia e a importância que o vereador, ‘para-choque da política’, exerce no nosso estado democrático de direito”.

Foto: André Lima