Educação e obras de requalificação são destaques no Pequeno Expediente

07/10/2021 - Anna Regadas

Participaram do Pequeno Expediente os vereadores Ronivaldo Maia, Danilo Lopes, Didi Mangueira, Professor Enilson, Dr. Vicente, Júlio Brizzi, Jorge Pinheiro e Sargento Reginauro

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo maia Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou que a Comissão de Educação está articulando com a secretária de Educação, Dalila Saldanha, reunião com os representantes da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC). O encontro, segundo o parlamentar, tem como objetivo discutir a continuidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA na escola anexa à associação, de forma a garantir o direito à educação aos alunos com deficiência e das pessoas que residem no entorno.

“Esteve aqui ontem uma comissão justamente para pedir a nossa mediação e a abertura de diálogo por parte da secretaria de Educação. E aproveito aqui para publicizar que até o final do dia teremos marcado a reunião, para que a bem da educação a gente encontre o melhor desdobramento”, afirmou.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Chamou atenção para a preservação do patrimônio histórico e da orla de Fortaleza. Para o vereador, deve existir uma política de recuperação do patrimônio, sugerindo que a reforma da Ponte Metálica, localizada no Poço da Draga, fosse incluída nas obras de requalificação da Beira-Mar da capital.

Didi Mangueira (PDT)

Sessão plenária Vereador Didi Mangueira Data: 02.12.2020 Foto: Érika Fonseca

Agradeceu ao superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFOR), Ronaldo Nogueira, e ao secretário da Regional 5, Moacir Soares, que depois de uma reunião com moradores do Bom Jardim, atendeu as demandas e iniciou obras de requalificação de algumas vias da comunidade.

O vereador destaca que estão sendo feitas a requalificação asfálticas, podas de árvores e capinagem de áreas do Grande Bom Jardim. “Hoje o Bom Jardim está vivendo um momento único com três vereadores trabalhando pela melhoria do bairro”, disse. Finalizou informando que o prefeito Sarto prometeu que ainda esse ano será iniciada a construção do Portal da entrada do bairro e obras de revitalização do Maranguapinho.

Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 10.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Criticando a fala do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, aonde afirmou que existem unidades de ensino superior em excesso no Brasil, o parlamentar apontou que é preciso resolver o problema da educação básica no país sem destruir a ascensão dos jovens da periferia às universidades.

“Sonho seria se o nosso jovem saísse do ensino médio direto para a universidade, para poder contar uma estrutura financeira, profissional, de vida, pois nós sabemos que a educação é o caminho mais seguro para um futuro de sucesso. Então senhor ministro vamos tentar resolver o problema da educação básica sem prejudicar o ensino superior”, declarou.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou a realização de uma audiência pública para debater o PL 591/21, de autoria do vereador licenciado e atual deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), que trata sobre a privatização dos Correios, que acontecerá nesta quinta-feira (7), às 16 horas.

O vereador enfatiza ser contra a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde segundo ele, é um patrimônio do povo brasileiro. Para o parlamentar, além do papel social, a estatal ainda dá lucro ao país. Dr. Vicente destaca que as pequenas cidades brasileiras sofrerão com a privatização dos Correios, com a possibilidade de acabar com os bancos postais.

Júlio Brizzi (PDT)

Sessão plenária Vereador Júlio Brizzi Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Apontando a situação vivenciada pelo país, com o aumento do número de brasileiros que vivem na pobreza, o parlamentar criticou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Projeto de Lei 4968, de 2019, aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, que previa a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda.

“Trago ao debate a minha tristeza, mas não surpresa com o ato do presidente Bolsonaro de vetar a garantia da distribuição de um item básico para a mulher, que é o absorvente. Mais uma lei aprovada no Congresso que garantia dignidade e atendia a quem mais precisa e o presidente parece que tem o prazer de vetar, num país em que o número de miseráveis só cresce”, criticou.

Jorge Pinheiro (PSDB)

O parlamentar falou sobre o projeto de lei nº 79/2021, que tramita na Câmara Municipal, para a criação do mês do voluntariado em outubro, em alusão ao dia do desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Segundo ele, naquela ocasião, grande quantidade de pessoas se voluntariaram para acolher as vítimas.

Jorge ainda ressaltou a importância de criar a cultura do voluntariado no país, citando que cerca de 4% da população do Brasil se declara como voluntária, enquanto em outros países, o número chega a 40%.

Sargento Reginauro (PROS)

Sessão plenária Vereador Sargento Reginauro Data: 04.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Em relação a CPI das Associações Militares na Assembleia Legislativa do Ceará, Sargento Reginauro se colocou à disposição dos deputados para depoimento. “Quero deixar público que presidi uma dessas associações por seis anos e já me coloquei à disposição para ser ouvido”, declarou.

O parlamentar destacou os trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na averiguação dos contratos do Consórcio Nordeste. Sargento Reginauro falou ainda da atuação do senador Eduardo Girão na CPI da Covid-19, reforçando o papel do Legislativo na fiscalização dos gastos público na pandemia.

Foto: Érika Fonseca