CCJ aprova criação do Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade

07/10/2021 - Ana Clara Cabral

Ao todo, a Comissão apreciou 22 matérias legislativas em reunião híbrida

CCJ - Foto: Érika Fonseca

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), a criação do Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade, através da indicação nº 1290/21, do vereador Fábio Rubens (PSB).

Em justificativa, o parlamentar explicou que o objetivo do projeto é oferecer à população da terceira idade os benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação. Ele afirmou que a população mundial de idosos tem tido um crescimento significativo, cerca de 3% nos últimos anos, e deve chegar a 1,4 bilhão em 2030, de acordo com a ONU.

“Sabemos que muitos idosos têm medo do computador e seus equipamentos, dessa forma se auto excluindo da era tecnológica, achando que somente os mais jovens podem usufruir das ferramentas tecnológicas disponíveis. O programa disponibilizará novas possibilidades para aumentar a relação de comunicação de pessoas da terceira idade. O aprendizado tecnológico depois dos 60 anos possibilitará novas descobertas, novas experiências e novas vivências”, destacou.

Na CCj estavam reunidos em formato híbrido os vereadores Jorge Pinheiro (PSDB), John Monteiro (PDT), PP Cell (PSD), Ronaldo Martins (REP), Gardel Rolim (PDT) e Didi Mangueira (PDT). Ao todo, foram aprovadas 21 matérias. Com prerrogativa para maior tempo de análise, o vereador Gardel Rolim (PDT) pediu vista do PLO 378/21, de autoria do Professor Enilson.

Clique aqui para conferir a pauta completa.

Foto: Érika Fonseca