Comissão de Cultura aprova projeto que sugere visita guiada a pontos históricos de Fortaleza

01/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Durante a reunião, o colegiado aprovou 11 matérias legislativas.

Em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, a Comissão de Cultura, Esporte e Juventude da Câmara aprovou o Indicativo nº 75/21, do vereador Danilo Lopes (Podemos), que sugere ao Executivo o resgate da memória da cidade por meio de visitas aos pontos históricos de Fortaleza. A matéria aguardará inclusão na pauta da sessão plenária.

Denominada de “Fortaleza História Guiada”, o projeto realizará a capacitação de guias que receberão treinamento sobre locais, eventos e pessoas representantes da história da cidade. Eles poderão ser selecionados de escolas públicas, universidades ou entre profissionais com experiência. A seleção será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura.

Na justificativa, o vereador ressaltou a importância do projeto e informou que a iniciativa já existe em outras cidades turísticas no mundo. “Prestes a completar 300 anos, a história e a memória da cidade devem ser não somente resgatadas, mas expostas e ensinadas”, disse.

Outras matérias aprovadas pela Comissão:

Ao todo, o colegiado aprovou 11 matérias entre projetos de lei, requerimentos e indicativos. Destaque para o requerimento nº 3259/21, da vereadora Larissa Gaspar (PT), que requer a realização de uma audiência pública para debater a execução do Plano Municipal de Cultura de Fortaleza.

>> Confira a pauta completa deliberada pela comissão.

Participaram da reunião virtual os vereadores Júlio Brizzi (PDT), Gabriel Aguiar (Psol), Danilo Lopes (Podemos), Prof. Enílson (Cidadania), John Monteiro (PDT) e Larissa Gaspar (PT).

Foto: Érika Fonseca