Parlamentares tratam de investimentos na primeira infância e Olimpíadas da Juventude no Grande Expediente

30/09/2021 - Adriana Albuquerque

Utilizaram a tribuna os vereadores Adail Júnior, Júlio Brizzi, Larissa Gaspar, Márcio Martins, Sargento Reginauro e Luciano Girão.

Sessão plenária Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Olimpíadas da Juventude

O vereador Júlio Brizzi (PDT) destacou sobre a abertura da 5ª edição das Olimpíadas da Juventude 2021 que ocorreu ontem, 29, no anfiteatro do Cuca da Barra do Ceará. As competições reúnem mais de 2.400 jovens de 15 a 29 anos, inscritos em 35 modalidades esportivas.

“As Olimpíadas da Juventude foram criada em 2016 e reúne jovens da periferia de Fortaleza. É um momento de congregação colocando os equipamentos da cidade a disposição dos jovens. Em 2019, foram mais de 10 mil atletas disputando a competição e em 2020 não ocorreu devido a pandemia. Ontem foi uma festa linda na Rede Cuca da Barra do Ceará com a presença de atletas de todas as modalidades. A equipe do Cuca é muito qualificada e comprometida na área esportiva”, disse.

Primeira infância

A vereadora Larissa Gaspar (PT), utilizando a tribuna nesta quinta-feira, 30, colocou em destaque as politicas voltadas para a primeira infância desenvolvidas pela primeira dama do Estado, Onélia Santana, que será homenageada com Título de Cidadã de Fortaleza, proposto pelo vereador Léo Couto (PSB). O parlamentar reforçou os investimentos anunciados para a área assistencial possibilitando a construção de novos 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s).

A parlamentar tratou ainda de demandas da comunidade do Tasso voltadas para áreas de lazer e investimentos no local, destacando visita com representantes da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado. “Venho na batalha de revitalização dos espaços e esperamos a instalação de uma briquedopraça para a região”.

Larissa Gaspar ressaltou ainda a aprovação do projeto de lei nº 1374/21, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e de toda a bancada do Partido dos Trabalhadores, que cria o Desconto Gás, um subsídio mensal a ser pago pelo governo e destinado aos mais pobres. A proposta segue agora para a apreciação do Senado. A medida, como destaca a parlamentar, vem ajudar as famílias brasileiras que têm sofrido com a alta do gás de cozinha, acumulando 37% de aumento chegando ao valor de R$ 112,00.

Fiscalização

O vereador Márcio Martins (PROS) lamentou um fato ocorrido em um empreendimento localizado na orla de Fortaleza. Conforme o parlamentar, agentes de fiscalização do município determinaram o fechamento do local ainda com clientes no ambiente. Segundo ele, a ação poderia ocorrer no dia seguinte, pela manhã, quando o restaurante não estivesse aberto ao público.

Gestão e inovação

Pela liderança partidária do PDT, o vereador Adail Júnior, destacou o empenho e o reconhecimento nacional dos projetos desenvolvidos pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. “Já são nove meses do término do mandato do ex-prefeito que recebeu diversos prêmios nacionais nas mais diversas áreas, dentre eles, o prêmio Sebrae de inovação na área do empreendedorismo”, evidenciou Adail, atentando ainda sobre a Lei do Marco Zero, necessária para regulamentação e regularização da cidade.

Assistência Social

Pela Liderança da Oposição, o vereador Sargento Reginauro (PROS) apresentou os dados referentes as famílias do Cadastro Único (CadÚnico) da Capital, em que 59% vivem com uma per capita de R$ 89 mensal. O parlamentar relacionou os dados com o aumento da população em situação de rua, chamando a atenção para investimentos na área da assistência social.

Convocação IJF

Pela Liderança do Executivo, o vereador Luciano Girão (PP) destacou a administração feita pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT) que, segundo o vereador, vem sendo exemplo durante a pandemia e na vacinação dos fortalezenses. O parlamentar divulgou live do prefeito Sarto anunciando a convocação dos profissionais para o Instituto Dr. José Frota. “Foi anunciada a contratação de 213 profissionais com posse em janeiro de 2022. Desses profissionais, serão 20 médicos, 80 enfermeiros, 50 profissionais de nível superior nas mais diversas áreas e 63 profissionais de nível médio”.

Com informações de Rochelle Nogueira

Foto: Érika Fonseca