Moradores da Barra do Ceará receberão prestações de serviços nesta terça e quarta-feira

28/09/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado realizam, nesta terça (28) e quarta-feira (29), uma ação itinerante com a prestação de vários serviços destinados aos moradores do bairro Barra do Ceará. Os moradores poderão solicitar a segunda via de documentos, acompanhar solicitações na área de assistência social, solicitar declarações e esclarecimentos sobre benefícios sociais, entre outros. A Prefeitura estará presente na ação com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Escritório de Direitos Humanos, ambos ligados à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e o Governo do Estado levará o Caminhão Cidadão.

Essa é a primeira ação que o CRAS Itinerante e o Caminhão do Cidadão realizam juntos na Capital. Os atendimentos acontecerão na sede do Projeto 4 Varas, no horário de 9h às 16h. Os moradores, através do Escritório de Defesa dos Direitos Humanos, poderão solicitar de forma gratuita a segunda via da certidão de nascimento, de casamento ou óbito, bem como segunda via da certidão de averbação de divórcio. Através dos atendimentos, eles poderão também acompanhar suas solicitações de benefícios, como Bolsa Família, aluguel social e outros, além de segundas vias de certidões no interior e de outros estados.

Já a equipe do Cadastro Único fará a inclusão e a atualização cadastral, declarações de Número de Identificação Social (NIS), além de dar orientações quanto aos benefícios do CadÚnico. O Caminhão do Cidadão ofertará a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).

A proposta é levar os serviços básicos de assistência social para as áreas de maior vulnerabilidade social do Município. O Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho, esclarece que o CRAS Itinerante atuará conforme as solicitações que forem chegando à secretaria. “O Projeto 4 Varas fez a solicitação desses serviços e resolvemos nos juntar com o Governo do Estado e levar mais opções de serviços para atender a população da Barra do Ceará e adjacências”, afirma.

Serviço:

Atendimento CRAS Itinerante e Caminhão do Cidadão

Data: 28 e 29/09 (terça e quarta-feira)

Local: Projeto 4 Varas (Avenida José Roberto Sales, 44 – Barra do Ceará)

Foto: PMF