Legislativo aprova moção de congratulações pelo centenário de Paulo Freire

23/09/2021 - Anna Regadas

Foto: Érika Fonseca

Reconhecendo a trajetória e legado deixado por Paulo Freire na educação, a Câmara Municipal de Fortaleza, aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira, o Requerimento nº 6475 de 2021, que solicita uma moção de aplausos e congratulações pelo centenário do Patrono da Educação Brasileira. A proposição é de autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT).

Segundo o autor do projeto, o método de educação Paulo Freire, baseado no diálogo como sendo um movimento de aprendizagem e ensino recíproco que visa a conscientização do aluno é utilizado em várias escolas e universidades de muitos países.

O parlamentar ressaltou a importância da Câmara fazer esse reconhecimento. “Para nós que acreditamos em um país transformado pela educação pública e de qualidade, na igualdade de direitos e justiça social, somos imensamente gratos pela grande contribuição desse mestre, que perpetuará seu nome e suas obras em prol de uma educação inclusiva, crítica e comprometida com a verdade. Portanto nada mais justo prestarmos essa homenagem”, frisou.

Na leitura da pauta, foram encaminhados para as Comissões: 01 projeto de resolução, 03 projetos de decreto legislativo, 01 projeto de lei Complementar, 10 projetos de indicação e 2 requerimentos. Além de três mensagens prefeiturais, a fim de que sejam apreciadas emendas aos projetos.

Uma das matérias encaminhadas foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 70 de 2021, de autoria do vereador Léo Couto (PSB), que requer a outorga do Título de Cidadã de Fortaleza à primeira-dama do Estado, Onélia Maria Moreira Leite de Santana.

Outro projeto encaminhado para apreciação do colegiado foi o projeto de Indicação nº 1290 de 2021, de autoria do vereador Fábio Rubens (PSB), que sugere ao Executivo a criação de um programa municipal de alfabetização digital da terceira idade.

Na ordem do dia, a Câmara aprovou ao todo 28 projetos de indicação e 7 requerimentos. Dentre eles o projeto de Indicação nº 1274 de 2021, de autoria do vereador Antônio Henrique (PDT), que sugere a Prefeitura a criação do programa Linha de Ônibus Inclusiva em Fortaleza.

Para conferir a pauta completa e conhecer todos os projetos apreciados na sessão ordinária desta quinta-feira, 23, confira aqui.

Foto: Érika Fonseca