Fortaleza passa a vacinar contra a febre amarela nos 116 postos da cidade

01/09/2021 - Rochelle Nogueira

Pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos podem se vacinar contra a febre amarela e a imunização passa a fazer parte do calendário de Fortaleza

Campanha de vacinação contra gripe na escola municipal Maria de Lurdes Ribeiro Jereissati- Bairro Tancredo neves

A partir desta quarta-feira, 1, Fortaleza passa a vacinar a população contra a febre amarela. Com a ampliação, qualquer pessoa que se encaixe na faixa etária do público-alvo pode comparecer ao posto de saúde, com um documento oficial com foto para receber o imunizante. Anteriormente a recomendação era vacinar somente as pessoas que realizariam viagem para áreas endêmicas da febre amarela, apresentando comprovante de viagem.

Público Alvo

Para as pessoas de idade entre 9 meses a 59 anos, a vacina contra a febre amarela passa a fazer parte do calendário de imunização de Fortaleza. É necessário duas doses do imunizante em crianças de 9 meses a 4 anos, com intervalo mínimo de 30 dias.

Locais de vacinação

O imunizante estará disponível nos 116 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

>> Confira os endereços dos 116 postos de saúde de Fortaleza

Vale ressaltar que desde 2016, o Ministério da Saúde vem ampliando a vacinação contra a febre amarela em alguns estados. A partir de 2020, algumas áreas do Ceará foram incluídas, e em 2021, Fortaleza entrou na 2ª etapa de implantação. Após decisão e entrega de 193 mil doses pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), os 116 postos de saúde da Capital passam a receber o imunizante. A meta é vacinar 95% do público-alvo. Reforçando que a cidade de Fortaleza não possui evidências de circulação da febre amarela.

Contraindicação

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, gestantes, lactantes, crianças menores de seis meses, transplantados e pessoas vivendo com HIV e/ou imunossuprimidos são grupos contraindicados ao recebimento do imunizante.

Vacinação Febre Amarela x Covid-19

A indicação é que haja um intervalo de 14 dias entre a vacina contra a febre amarela e contra a Covid-19. Caso o paciente tenha testado positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias do início dos sintomas para realizar a aplicação.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca