Aferição de temperatura não é mais obrigatório em bares e restaurantes

30/08/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A medida passou a vigorar desde o último sábado (28).

A retomada da economia no Ceará segue firme e a cada dia ações são efetivadas para normalizar o funcionamento de alguns setores econômicos. No último sábado (28), a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) deixou de exigir a obrigatoriedade da aferição da temperatura de clientes na entrada de bares e restaurantes do Ceará como uma das normas sanitárias que vinham sendo aplicadas contra à Covid-19.

A determinação veio depois que o governador Camilo Santana (PT), recebeu a visita de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), no último dia (25), para dialogar sobre a retomada da economia cearense e o apoio do Estado ao setor, que foi um dos grandes afetados pela pandemia, bem como alterações nos protocolos sanitários, que no caso da aferição de temperatura, acabava gerando custos ao setor de alimentação fora do lar.

O Presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Riguetto, destacou como positivo o diálogo com o Executivo Estadual. “A gente conseguiu mostrar para o governador o tamanho do nosso setor, a importância da geração de emprego e notamos um comprometimento muito forte do Governo do Estado em reconhecer toda essa importância e batalhar para que o o setor não se retroceda e avance cada vez mais”, disse.

A Sesa confirmou que a medida já está em vigor e que ainda essa semana será divulgado uma nota técnica informando sobre a decisão de dispensa do uso do equipamento para o setor de bares e restaurantes.

Outras medidas para o setor

No decreto sanitário estadual em vigor desde o último dia (23), dentre as principais medidas, o setor teve a ampliação do funcionamento de restaurantes que passou das 23h para 0h e as barracas de praia passaram a funcionar das 8h às 0h. Ainda passou a vigorar a permissão de eventos culturais com máximo de 200 pessoas em ambientes abertos e 100 em ambientes fechados.

Informações: Sesa e Abrasel

Foto: André Lima