Saiba como funcionará a vacinação neste fim de semana

20/08/2021 - Rochelle Nogueira

No sábado haverá aplicação da D1 para o público de 37 a 39 anos. No domingo, somente aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

A Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou pelas redes sociais sobre o processo de vacinação para este final de semana. Segundo a secretária de Saúde, Ana Estela, até esta sexta-feira, 20, todos os adultos vacinados com idade de 18 anos cadastrados na plataforma digital, receberão o imunizante.

“Hoje é um dia especial para os fortalezenses e para as pessoas que estão operacionalizando, para as equipes que vem aplicando a vacina de domingo a domingo desde o dia 18 de janeiro. Celebramos a conclusão do agendamento da população adulta de Fortaleza nesta sexta-feira, 20, que se cadastrou na plataforma saúde digital. 100% da aplicação das pessoas cadastradas contempladas com o agendamento”, declarou.

Repescagem (sexta e sábado)

Nesta sexta, além da aplicação da primeira dose para o público de 18 anos, cerca de 5 mil pessoas que perderam o prazo de vacinação receberão o imunizante. O público de 39 a 37 anos estão entre os contemplados na repescagem que acontecerá, no primeiro momento até sábado, 21.

“Frisamos que esse público de 18 a 39 anos que perdeu a dose, público de 220 mil pessoas, que para contemplá-los com uma nova oportunidade, estamos fazendo um reagendamento seguindo por faixa etária de forma decrescente que será feita mediante a quantidade de doses que o município receberá para serem aplicadas como primeira dose nessa campanha”, alertou.

Ana Estela reforça que a população deve se dirigir exatamente aos locais e horários marcados no agendamento portando a documentação exigida para a aplicação da primeira dose e para os que estão na listagem de reagendamento. As pessoas devem levar: CPF, Cartão Nacional de Saúde e Comprovante de Endereço de residente em Fortaleza.

Vacinação no domingo (22)

A imunização no domingo, 22, ocorre somente para as pessoas agendadas para tomar a segunda dose, D2.

Aplicação liberada:

– Para quem tem 40 anos ou mais está liberado a aplicação dos imunizantes nos Centro de Vacinações espalhados pela cidade. Importante verificar se na data de ida ao posto, se está havendo aplicação da D1, pois há determinados dias que estão disponibilizados apenas para a aplicação de D2;
– Para quem perdeu o prazo pois estava com Covid-19;
– Para quem estava cumprindo prazo devido ter tomado outra vacina;
– E para quem perdeu a vacinação por estar em viagem a trabalho.

Segunda Dose

Para quem perdeu a chamada para a segunda dose ou está com a data limite pode procurar os Centros de Vacinação.

Centros de Vacinação para aplicação de D2

– Centro de Eventos: contém imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac;
– Os Cucas: disponibilizam Coronavac;
– Posto de Saúde: Astrazeneca;
– Sesi Parangaba: Astrazeneca;
– Shoppings Rio Mar Papicu, Kennedy e Iguatemi: Astrazeneca.

Vacinômetro Fortaleza

Foto: Érika Fonseca