Reforma administrativa e política habitacional são destaques no Pequeno Expediente

18/08/2021 - Anna Regadas

Os debates em plenário colocam em pauta assuntos de interesses da população

Sessão plenária Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Celebrando o Dia Nacional de Luta e Paralisações, o parlamentar destacou a luta dos trabalhadores contra as reformas do Governo Federal. “Nós, servidores públicos municipais, estaduais e federais, estamos em luta em uma mobilização permanente contra a reforma administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro. Essa reforma é de cima pra baixo, sem nenhum debate com a sociedade. É por isso que é uma deforma”.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O petista também fez menção ao 18 de agosto, Dia Nacional de Luta e Paralisações. “Está havendo um movimento nacional contra a reforma administrativa municipal, estadual e principalmente federal. O servidor público corre o risco de entrar em extinção. Vão abrir para mais terceirizações. O serviço público é muito importante porque leva de frente a administração pública”. O vereador Dr. Vicente reforçou a presença de diversas categorias no ato de hoje, como professores, profissionais da saúde e dos Correios.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Sessão plenária Vereador Adriana Nossa Cara Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Chamou atenção para a execução orçamentária municipal na política habitacional de Fortaleza. De acordo com a parlamentar, o Relatório Resumido aponta que até junho de 2021, somente 11,8% dos recursos foram empenhados na habitação, enquanto há 220 mil pessoas na fila de espera.

Adriana afirmou que a baixa execução orçamentária na área vem acontecendo nos últimos anos, não tendo portanto a justificativa de que a pandemia teve impacto no valor empenhado. A vereadora também chamou atenção para a situação da política de regularização fundiária e colocou que no segundo semestre, os parlamentares terão a oportunidade de debater o Orçamento e torná-lo descentralizado.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou a importância do Farol do Mucuripe para o patrimônio da cidade. O parlamentar tem acompanhado a situação do local com vereadores Gabriel Aguiar (PSOL) e Larissa Gaspar (PT), salientando que aguarda o início da reforma, prevista para o final do mês de agosto. O vereador ainda repercutiu a mudança dos limites velocidade de algumas vias da cidade, que ainda estão com sinalização confusa sobre a velocidade máxima permitida. Também cobrou melhorias na operação Tapa Buraco, que em decorrência de atrasos, vem deixando alguns bairros fora dos planos de operação.

Ronaldo Martins (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Ronaldo Martins Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Registrando a atuação das facções na cidade de Fortaleza, chamou a atenção para o número de famílias que estão sendo expulsas de suas casas pelo crime organizado. O parlamentar apresentou dados da Polícia Civil, que apontam a intensificação dos casos desde o último ano. “Somente nas nas últimas semanas foram registradas 15 ocorrências no Conjunto Palmeiras. Qual o destino dessas pessoas? Para onde vão essas famílias? É um absurdo. Até quando as facções vão ditar normas na nossa cidade? Não podemos nos calar”, ressaltou.

Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Em sua fala repercutiu o conflito ocorrido na madrugada desta quarta-feira (18), nas imediações do Mercado Central, entre feirantes e Guarda Municipal. Enilson lamentou a morte de uma pessoa e informou que será aberto um processo administrativo para apurar os fatos. O parlamentar atentou que a Guarda Municipal utiliza apenas armas não letais, sendo necessário uma maior apuração sobre o caso.

Sargento Reginauro (PROS)

Sessão plenária Vereador Sargento Reginauro Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Ainda sobre o conflito registrado na José Avelino, o vereador solicitou a investigação do caso para que o responsável pelo disparo que vitimou uma pessoa seja identificado. “Uma tragédia que aconteceu na José Avelino. São trabalhadores, pais de família. E precisa se apurar e investigar de onde partiu esse tiro”, afirmou o parlamentar.

Gardel Rolim (PDT)

Sessão plenária Vereador Gardel Rolim Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Lamentou o ocorrido no conflito na feira da José Avelino e rebateu as afirmações que apontam precocemente que a Guarda Municipal efetuou um disparo onde feriu mortalmente uma pessoa. O vereador relata que a Guarda chegou ao local ainda na madrugada antes da montagem da feira e que o comandante da ação conversou com os feirantes para que não ocupassem o local.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura já vinha identificando que nas últimas semanas o local estava sendo ocupado de forma desordenada infringindo também o decreto sanitário. “Precisamos sim discutir o tema. É uma situação econômica difícil e os trabalhadores precisam manter suas famílias, mas não podemos vir aqui condenar a Guarda e a própria gestão municipal”, pontuou. O vereador finalizou informando que o Prefeito Sarto já mandou instaurar um processo administrativo para investigar os fatos e mostre efetivamente o que houve.

Carlos Mesquita (PDT)

Sessão plenária Vereador Carlos Mesquita Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar pediu cautela e seriedade ao tratar do episódio registrado na José Avelino. De acordo com o parlamentar, há várias versões sobre o fato sendo importante a conclusão da investigação para apontar os responsáveis. Mesquita ainda refletiu sobre o papel do vereador, reconhecendo o trabalho que é realizado tanto pela oposição e base e destacando o diálogo no Parlamento na construção de pautas propositivas para a cidade.

Foto: Érika Fonseca