Parlamentares debatem questões relacionadas à Educação e Segurança Pública

18/08/2021 - Rochelle Nogueira

Na tarde desta quarta-feira (18), seis vereadores utilizaram a tribuna para repercutir as demandas do povo fortalezense

Sessão plenária Data: 12.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Educação

O vereador Ronivaldo Maia (PT) utilizou a tribuna da Casa para prestar solidariedade ao professor José Carlos de Vasconcelos, que devido uma avaliação de atualidade aplicada com temática política aos alunos do EJA, vem sofrendo episódios de intolerância. O parlamentar citou a liberdade de cátedra, expressão do ambiente escolar que dá proteção ao professor frente à casos de violência contra o exercício de sua atividade profissional.

O parlamentar repudiou ainda a fala do ministro da Educação que em entrevista declarou que crianças com deficiência atrapalham outros estudantes. Pela liderança partidária comemorou a rejeição na Câmara Federal, com 3 votos de diferença, do projeto que previa o congelamento de salários do professor.

O líder da oposição, vereador Márcio Martins (PROS), rebateu o pronunciamento do vereador Ronivaldo Maia, falando que o professor não pode trazer pauta política para dentro das salas de aula, atentando que há distinção entre o que ocorreu com a liberdade de cátedra. “Professores não podem levar a pauta política dessa forma para os nossos filhos. Isso não tem nada a ver com a liberdade de cátedra e o professor quis embutir na cabeça das crianças o pensamento dele”, ponderou.

Na oportunidade, Márcio Martins leu o pronunciamento da secretaria de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, reforçando que a SME não apoia o ocorrido e orienta que conteúdos que tenha a linha político-partidária não seja exposta aos estudantes e que o fato está sendo apurado.

Pela liderança do Executivo, o vereador Gardel Rolim (PDT), ressaltou a postura da secretária de Educação, Dalila Saldanha, reforçando que as ações da gestora têm sido um diferencial na educação da cidade. “O professor dentro da sala de aula tem que ter prudência, principalmente diante da polarização em que se encontra o país. Precisamos discutir projetos para educação, saúde, empreendedorismo”, pontuou.

Gardel Rolim falou ainda das ações implementadas pelo ex-secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, como marca de eficiência para a estruturação da pasta com resultados promissores no Brasil. “Desde 2013, o Ivo Gomes conversava com os professores com a finalidade de alcançar o resultado esperado para a educação em Fortaleza. Lembro quando em 1993, Cid Gomes iniciou um trabalho para mudar a realidade da educação na cidade de Sobral. Hoje a gente se alegra dos resultados que mudou a realidade da região. O Ceará hoje é referência para o Brasil”, finalizou.

Segurança Pública

O vereador Sargento Reginauro (PROS) fez um comparativo entre a violência sofrida pela população do Afeganistão e do Ceará. O parlamentar falou sobre a violência instaurada no Estado e sinalizou que as cenas violentas não acontecem somente no Talibã. “No Afeganistão as pessoas estão saindo do seu país e em Fortaleza as pessoas estão fugindo dos seus bairros”, comentou.

O vereador Adail Júnior (PDT) destacou que o discurso dos vereadores oposicionistas batendo sempre na tecla da segurança pública, é uma crítica aos aliados políticos que compõe a esfera federal. Questionando a falta de ações efetivas dos parlamentares da oposição, Adail Júnior cobrou responsabilidade sobre a temática na esfera superior.

Agradecimento ao Dr. Cabeto

O vereador Stelio Frota (PMD) utilizou a tribuna para prestar homenagem ao ex-secretário de saúde do estado, Dr. Cabeto, que esteve a frente da secretária até ontem, 17, pelos serviços prestados diante do cenário de pandemia vivida pelo estado do Ceará. Na oportunidade, Stelio Frota leu a mensagem proferida pelo senador Tasso Jereissati em suas redes sociais. “Quero prestar congratulações ao Dr. Cabeto por sua liderança firme diante da maior tragédia sanitária vivida pelo estado”, finalizou.

Foto: Evilázio Bezerra e Érika Fonseca