Prefeitura de Fortaleza anuncia conjunto de ações para retorno das aulas presenciais

29/07/2021 - Rochelle Nogueira

O retorno das aulas presenciais ocorrerá de forma mista a partir do dia 8 de setembro

O “Pacote Volta às aulas” da Rede de Ensino, anunciado pelo prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), engloba um conjunto de ações para a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza que acontecerá no mês de setembro. As estratégias para garantir um retorno seguro ocorre com etapas mistas, iniciando nesta quinta-feira com segundo semestre letivo no formato virtual.

“As aulas estavam sendo feitas de forma virtual e eu creio que esse retorno acontecerá de uma forma muito especial, pois há quase 2 anos professores, alunos, diretores, funcionários e pais de alunos estão longe do ambiente escolar. As perdas na educação são grandes, mas não são irreparáveis”, disse o prefeito.

Serão investidos R$ 83,8 milhões, conforme anuncio do gestor, e será usado no enfrentamento ao abandono escolar, rastreamento dos casos de Covid-19 na Rede, alimentação dos estudantes e apoio tecnológico.

Estratégia para garantir a retomada gradual das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza

Edital para contratação de 1.300 agentes escolares: estes serão remunerados com o valor de R$1.050,00. O objetivo é promover a integração dos alunos, identificar possíveis situações de abandono e apoiar a gestão na rotina escolar. A seleção dará prioridade aos agentes que morem nas proximidades das escolas.

Lançamento da plataforma rastreio Covid: Sistema para monitorar casos positivos de Covid-19 na Rede Municipal de Ensino e rastrear todos os que tiveram contato com os infectados. O objetivo é evitar novas ondas de transmissão da doença, além da coleta de dados para retomada de decisões. “Mais uma ferramenta que estamos apresentando a Fortaleza no combate a Covid”.

Aquisição de tablets: Ao todo, 50.000 tablets e 242 mil chips com 20G serão distribuídos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.  Investimento na ordem de R$ 27 milhões. “A partir de setembro teremos ensino misto, uma semana presencial e na outra virtual, e é importante eles terem os equipamentos com condições para assistirem as aulas e acessarem os conteúdos”, declarou o gestor.

Entrega dos kits de alimentação: 240 mil kits serão distribuídos em agosto, setembro, outubro e novembro aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Serão investidos R$ 10 milhões mensalmente.

“Espero que o retorno as aulas seja feita de forma alegre, obedecendo os protocolos, estando atentos a todas as normas que as autoridade sanitárias recomendarem, pois nós ainda estamos em processo de pandemia”, finalizou o prefeito Sarto.

Confira o anúncio do Pacote Volta às Aulas 👇

Foto: Divulgação/PMF