Ações de enfrentamento à pandemia é a principal pauta do Pequeno Expediente

16/06/2021 - Anna Regadas

Usando o tempo de 3 minutos, no Pequeno Expediente, cada vereador se pronunciou sobre as pautas de seus mandatos.

Sessão plenária Data: 16.06.2021 Foto: Érika Fonseca

O enfrentamento da pandemia foi o principal assunto destacado pelos parlamentares no Pequeno Expediente desta quarta-feira, 16. Na ocasião, os vereadores citaram o desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid-19, a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização, o envio de vacinas pelo Governo Federal e a solicitação para a inclusão dos farmacêuticos, hospitalares e vendedores de produtos médicos no grupo prioritário de imunização. Também foi destaque a Casa da Mulher Brasileira, que completa neste mês, 3 anos de funcionamento.

Pedro França (Cidadania)

Destacou as proposições: Projeto de Lei Ordinária nº 343 de 2021 e projeto de Indicação nº 529 de 2021, ambos de sua autoria, que estão na pauta de hoje, 16. O primeiro, que torna obrigatório a implantação do programa social de fonoaudiologia educacional, com atuação e prevenção na rede municipal de ensino em Fortaleza, vai ser encaminhado para as Comissões.

O outro será votado na ordem do dia e autoriza o chefe do Poder Executivo a incluir as categorias de farmacêuticos, hospitalares, vendedores de produtos médicos e propagandistas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Evidenciou a atuação de cientistas cearenses da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na pesquisa para o desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, que estiveram na Câmara Municipal pedindo apoio dos parlamentares. De acordo com Gabriel, os pesquisadores se preparam para a segunda fase, que é a realização de testes em humanos. Mas para isso, a instituição terá que dar entrada em processo para aprovação pela Anvisa.

“Tiveram a ideia brilhante de pegar uma vacina que já existia e conseguiram modificá-la, e estão tendo muito sucesso nos experimentos, com mais de 90% de eficácia. Mas eles vieram aqui e trouxeram um problema sério que é a falta de fomento à ciência. Já estão em contato com a Anvisa para iniciar o experimento em humanos, mas está faltando o investimento. Então faço um apelo para defendermos o investimento dessa pesquisa pois essa vacina será a mais barata do mundo, custará apenas R$ 1 real a dose”, solicitou.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 16.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Enalteceu a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização, que tem trabalhado para garantir a vacinação de toda a população da cidade. Segundo o parlamentar, amanhã haverá uma reunião virtual com o Ministério Público para discutir as dificuldades que estão sendo enfrentadas por algumas pessoas no sistema de cadastro da vacinação. “Muitos que estão cadastrados no Saúde Digital não estão sendo chamados para a vacinação e acredito que está havendo algum tipo de erro no sistema”, apontou.

O parlamentar também aproveitou sua fala para pedir a celeridade da Operação de recuperação asfáltica em algumas áreas da cidade, citando como exemplo a ponte do rio Ceará, na Barra.

Larissa Gaspar (PT)

Sessão plenária Vereadora Larissa Gaspar Data: 16.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Parabenizou a Casa da Mulher Brasileira, que completa neste mês de junho 3 anos de funcionamento e destacou a sua estrutura que garante o acolhimento das mulheres vítimas de violência. “Venho aqui me congratular à Casa da Mulher Brasileira que neste mês completa 3 anos de funcionamento. Foi uma luta e conquista das mulheres”, afirmou.

A parlamentar ainda manifestou repúdio e denunciou as autoridades do Cariri que investigam crimes cometidos contra mulheres na região. “A gente vê declarações das autoridades culpabilizando as vítimas. É um absurdo pois muitos destes crimes permanecem impunes. Basta de feminicídio”, declarou.

Carmelo Neto (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Carmelo Neto 16.06.2021

Ressaltou a atuação do Governo Federal no enfrentamento da pandemia, apontando que já foram distribuídas mais de 100 milhões de doses por todo o país. O parlamentar também criticou a gestão municipal e estadual e indagou sobre a compra de vacinas, que segundo ele, foram anunciadas pelos gestores.

Adriana do Nossa Cara (Psol)

Sessão plenária Vereador Adriana nossa cara Data: 16.06.2021 Foto: Érika Fonsec

Manifestou preocupação com o encerramento do contrato de cerca de 80% dos servidores dos temporários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), previsto para o próximo dia 31 de julho de 2021. A parlamentar confirma que até o momento não houve nenhuma informação do órgão competente sobre a continuidade dos serviços. Adriana enalteceu o serviço prestado pelos profissionais que vem exercendo um papel fundamental no atendimento socioassistencial das famílias mais vulneráveis e pediu a realização de nova seleção pública.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 16.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Parabenizou com o vereador do município de Caucaia, Weibe Tapeba (PT), pelo trabalho que desenvolve na proteção da terra e na defesa do meio ambiente. Ronivaldo enalteceu a coragem do parlamentar na luta contra destruição da mata ciliar, próximo ao Rio Ceará. “A coragem do povo Tapeba não permitiu a devastação da natureza. Fica aqui meu apoio a luta dos povos indígenas”, ressaltou.

Adail Junior (PDT)

Sessão plenária Vereador Adail Júnior Data: 16.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Vereador destacou as ações do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza no trabalho de logística e distribuição das vacinas contra a Covid-19, apontando o território cearense como referência nacional na campanha de vacinação. Adail enfatizou que o estado ocupa a 4ª posição em número de doses aplicadas. Na ocasião parabenizou o trabalho realizado pelos secretários Dr. Cabeto e Ana Estela, das secretarias da Saúde do Estado e Município, respectivamente, na condução das ações de imunização da população.

Bruno Mesquita (Pros)

Destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Prefeito José Sarto (PDT) na condução da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, e enfatizou que a cidade de Fortaleza é uma das capitais que mais vacina, caminhando para ser a primeira na imunização do público maior de 18 anos. “Estive com o Prefeito e pude presenciar todo o zelo em vacinar, onde em cada dez palavras, nove eram vacinar”. O vereador ainda lamentou a postura do Presidente da República que, segundo ele, através de suas ações contribuiu para o retardamento da vacinação contra à Covid-19.

Léo Couto (PSB)

Lamentou as falhas de condução do Governo Federal na Campanha Nacional de Vacinação Contra à Covid-19 e ressaltou a necessidade de um alinhamento da Executivo Federal com os estados.

Informações Cleonardo Dias

Foto: Érika Fonseca