Hemoce lança nova campanha de incentivo à doação de sangue

14/06/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Doação de sangue - Foto: Natássya Cybelly - Ascom Hemoce

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. E para fortalecer ainda mais esse gesto de amor, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, preparou uma programação especial para os doadores de sangue nas unidades do hemocentro em Fortaleza e no Interior. No país as ações são celebradas dentro da Campanha Junho Vermelho.

Umas das iniciativas do Hemoce é para os doadores que forem aos postos de coleta, onde poderão registrar o momento da doação em uma cabine fotográfica personalizada e receber a foto com a identidade da campanha atual. Outra ação é a realização de uma live no perfil oficial do órgão no Instagram (@hemoceoficial), a partir das 19h, com o tema “Tudo começa quando você estende a mão”. O bate-papo contará com a participação de doadores, receptores de doação e direção do Hemoce.

Ainda dentro da campanha com iniciativa sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue, alguns prédios e monumentos no Ceará estão sendo iluminados na cor vermelha. Em Fortaleza, o Paço Municipal e o Palácio da Abolição receberam iluminação especial. Já no interior do Estado, as estátuas de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e do Cristo, em Sobral, também atenderam à solicitação do Hemoce.

Para ser um (a) doador (a) de sangue é preciso

• Estar saudável;
  • Bem alimentado;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Apresentar um documento oficial com foto;
  • Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do Hemoce.

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.

Dia Mundial do Doador de Sangue: Em 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Informações: Hemoce

Foto: Natássya Cybelly – Ascom Hemoce