Novo decreto de isolamento social amplia horário de funcionamento do comércio

17/05/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O toque de recolher continua para todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

Dando continuidade as medidas para conter a pandemia da Covid-19 que atinge o estado, o Governo do Ceará, através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, decidiu avançar na flexibilização das atividades não essenciais ampliando o horário de funcionamento. O novo decreto de isolamento social rígido segue até o próximo dia 23 de maio.

Com o novo decreto, o comércio de rua passa a funcionar das 10h às 19h. Os shoppings o funcionamento será das 12h às 21h e os restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização das 10h às 21h, com 50% da capacidade. Outro setor beneficiado com ampliação do horário de funcionamento foram as academias que agora podem abrir das 6h às 21h.

>> Confira o Decreto Nº34.067, de 15 de maio de 2021.

Durante anuncio do novo decreto pelo governador Camilo Santana, o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, justificou a medida de avançar na flexibilização de algumas regiões do Ceará, graças a tendencia continua de redução dos casos. “Projetamos uma redução de atendimentos em maio de 30%, a taxa de transmissão, que é quanto cada um indivíduo é capaz de transmitir o vírus, já está se mantendo estável em menos de um (1) em Fortaleza, na Região Norte e vem baixando no Cariri”, explicou.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia ao Coronavírus é formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza.

Confira as medidas do decreto em vigor:

• O comércio de rua passa a funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12h às 21h;
  • Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;
  • Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21h;
  • Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;
  • Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;
  • O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

Informações: Governo do Estado do Ceará

Foto: André Lima