Dez bairros de Fortaleza recebem ação do “fumacê” no combate ao mosquito Aedes Aegypti

14/05/2021 - Rochelle Nogueira

Os bairros foram selecionados devido à alta incidência de notificações de dengue, chikungunya e zika vírus

O cenário de quadra chuvosa serve de alerta à população que deve redobrar os cuidados para que os casos de dengue, chikungunya e zika vírus, doenças causadas pelo Aedes aegypti, não se prolifere. E diante do aumento no número de casos no bairro, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza intensificaram ações conjuntas contra as arboviroses, dentre elas, a utilização do carro “fumacê”.

No mês de maio a pulverização será realizada nos bairros Jangurussu, Prefeito José Walter, Planalto Ayrton Senna, Barroso, Conjunto Ceará I e II, Granja Portugal, Bom Sucesso, Parque Dois Irmãos e Passaré recebem a pulverização. A medida prioriza as comunidades com registros de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Moradora do bairro Passaré, Adriana Albuquerque, relata a apreensão diante das arboviroses e como foi ser infectada pelo zika vírus. “Mesmo com todos os cuidados, no mês de abril comecei a apresentar alguns sintomas comuns da Zika. Com a sensação de febre e diversas manchas no corpo suspeitei logo. Minha primeira reação foi realizar exames para descartar a dengue e procurar atendimento médico, e logo foi diagnosticado o Zika. Após o início da doença o maior incomodo era na pele, além das dores nas articulações das mãos e tornozelos que duraram mais de uma semana. Ainda hoje me pergunto como peguei a doença”, destaca Adriana.

Adriana Albuquerque nos conta que seu irmão, também morador do mesmo bairro, foi diagnosticado com dengue, sendo que, no caso dele, as complicações foram mais sérias acarretando em complicações no fígado e desidratação.

Conforme ressaltou o orientador da célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores da Sesa, Luiz Osvaldo, os bairros foram selecionados devido à alta incidência de notificações. “Não há surto ou epidemia na cidade, mas algumas áreas, no monitoramento, apresentaram-se acima do esperado, por isso, optamos por agir de forma oportuna, aumentando o bloqueio contra o mosquito”, disse.

Luiz Osvaldo recomenda que durante as operações com aplicações espaciais de inseticidas é muito importante que a população abra portas e janelas para facilitar a disseminação do produto no interior das residências. Ele explica que neste ano, o cenário das arboviroses no município de Fortaleza é de baixa transmissão.

Além da aplicação do inseticida, a Prefeitura de Fortaleza vai implementar nas mesmas áreas outras ações como intensificação das visitas domiciliares com os agentes de combate às endemias, mutirões de limpezas, fiscalização sanitária em locais reincidentes de focos de mosquitos, recolhimento de pneus e inservíveis, controle biológico com utilização de peixes larvófagos, atendimento à demanda da população, bloqueio de casos com máquinas portáteis, visitas nos pontos estratégicos, ações de educação em saúde e mobilização social.

>> Boletim Epidemiológico – Arboviroses Urbanas

Veja o que fazer para prevenir: 🦟

• Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fique atento aos primeiros sintomas:

• Febre alta;
  • Dor no corpo (muscular e/ou articulações);
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos;
  • Erupções na pele.

Foto: Governo do Estado do Ceará