Assistentes sociais conectam pacientes e familiares durante internação por Covid-19

14/05/2021 - Rochelle Nogueira

Uma das atividades realizada é a videochamada, que possibilita a comunicação mais próxima entre paciente e família.

Ao sentir os primeiros sintomas e com o diagnóstico positivo para Covid-19, a primeira ação para conter o vírus é o isolamento. E quando vem a necessidade de internação, os familiares se enchem de incertezas quanto ao estado de saúde e acompanhar de perto a recuperação.

Como medida para aproximar paciente e familiares o serviço de assistência social tem sido fundamental na humanização dos atendimentos nas unidades de saúde. Trabalho que no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), tem ajudado na recuperação dos pacientes com Covid-19.

O trabalho realizado pelas assistentes sociais une pacientes e familiares tornando a internação um processo menos dolorido. “O distanciamento é físico, não é social. A gente vem conseguindo transpor essa barreira, acolhendo as famílias e garantindo que os vínculos [entre paciente e familiar] sejam mantido e fortalecido”, destaca a assistente Nadja Prata.

Ela ressalta que este é o momento mais desafiador da Assistência Social, do qual é celebrado neste 15 de maio o dia do profissional da área, cabendo a eles estar na linha de frente, manter os serviços do setor, acolher familiares e conhecer contextos socioeconômico e afetivo de cada paciente, para assim poder passar as necessidades de cada um dos internados.

Formado por seis profissionais da área, a equipe do Serviço Social do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) vem se desdobrando para manter a relação entre pacientes e familiares durante sua internação. Uma das atividades realizada é a videochamada, que possibilita a comunicação mais próxima entre paciente e família.

“Todos os nossos profissionais se organizaram de forma a manter qualidade do serviço e priorizar a humanização. Sentimos muito orgulho em saber que toda a equipe está envolvida nessa batalha, nesse momento tão difícil”, destaca a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Diana Vasconcelos