Fortaleza inicia 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe

11/05/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A vacinação está acontecendo em 116 postos de saúde da Capital e no Centro de Saúde Escola Meireles, de 8h às 17h

Vacinação H1N1

Começa hoje, a 2ª fase da 23ª Campanha Nacional Contra a Gripe, que tem como público-alvo professores e idosos a partir de 60 anos. Essa fase segue até o próximo dia 8 de junho. Em Fortaleza a vacinação continua acontecendo nos 116 postos de saúde da Capital e no Centro de Saúde Escola Meireles.

Balanço da 1ª fase de vacinação:

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento o estado do Ceará já imunizou 350.374 pessoas nesta 1ª fase, o que representa uma cobertura vacinal de 8,8%. O público que mais recebeu a vacina foram as crianças, com 255.711, seguidos dos trabalhadores da saúde com 48.866, gestantes com 28.257, indígenas com 18.032 e puérperas com 4.983.

Em Fortaleza, os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que 91,5 mil pessoas receberam o imunizante até o momento, o que representa 32,2% da cobertura vacinal. Mesmo após o fim da primeira fase, esse grupo pode se dirigir aos postos para receber a vacina.

Confira o cronograma e público alvo da vacinação

• 1ª fase, 12 de abril a 10 de maio: crianças (6 meses de idade a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase, 11 de maio a 8 de junho: idosos a partir de 60 anos e professores;
  • 3ª fase, 9 de junho a 9 de julho: portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, as pessoas podem se dirigir a um dos 116 postos de saúde do Município, das 8h às 17h, com documento oficial com foto ou cartão de vacinação, no caso das crianças, para serem imunizadas.

>> Confira o endereço e relação dos 116 postos de saúde

Para o público da 1ª fase, no caso das puérperas – mulheres no período até 45 dias após o parto – deve ser apresentado documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto) durante o período de vacinação.

Já os profissionais que atuam em hospitais serão vacinados nos seus locais de trabalho. Os que trabalham em clínicas particulares, laboratórios e autônomos poderão se vacinar nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar um documento de identidade com foto e também um documento de comprovação do trabalho.

A vacinação contra gripe ocorrerá simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. Nessa situação, a orientação médica é respeitar um intervalo mínimo de 14 dias antes e depois. Além disso, assim como acontece com a vacina contra a Covid, é recomendado que pessoas com sintomas de síndrome gripal evitem receber a vacina, devendo aguardar 30 dias após o início dos sintomas.

Importante:

• Crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a influenza nos anos anteriores devem receber apenas uma dose neste ano.
  • Povos indígenas acima de 18 anos serão vacinados somente após a primeira faixa etária definida (6 meses a 18 anos), respeitando o período recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).
  • Doadores de sangue devem realizar a ação 48 horas após a imunização contra a gripe, segundo orienta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Informações: Ministério da Saúde , Secretaria da Saúde do Ceará e Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Érika Fonseca