Decreto de isolamento social é prorrogado por mais uma semana

10/05/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Somente serviços essenciais podem funcionar durante o lockdown

Ruas e avenidas de Fortaleza durante lockdown covid-19 Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

As medidas de enfrentamento contra à Covid-19, seguem sendo aplicadas em todo o estado do Ceará. Para isso, o Governo Estadual resolveu manter entre os dias 10 e 19 de maio, todas as determinações do decreto anterior. Na ocasião, a flexibilização das atividades não essenciais continuam com sua liberação parcial do comércio de rua e de shoppings, tanto durante a semana quanto no fim de semana.

>> Confira o Decreto Nº 34.061 de 8 de maio de 2021.

Durante o anúncio, o governador Camilo Santana destacou a necessidade da manutenção das medidas do decreto anterior como forma de avaliar melhor os dados e pediu a ajuda de todos para o cumprimento das normas sanitárias. “Houve uma preocupação dentro do comitê, que foi o aumento na positividade dos exames em todo o Ceará, acima dos 60%, constatando um aumento significativo em relação à semana anterior, além do nível elevado de leitos ocupados no Estado. Com isso, acendeu um sinal de alerta e, pelo princípio da prudência, o comitê decidiu não fazer nenhuma alteração em relação ao decreto vigente, renovando e mantendo todas as atividades autorizadas por mais uma semana”, disse.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia ao Coronavírus é formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza.

Confira medidas do decreto que continuam em vigor:

• Barracas de praia: voltam a funcionar seguindo os mesmos critérios definidos no decreto anterior para restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar, também com limite de 40% da capacidade e restrição de horário de 10h às 16h;
  • Educação: as escolas poderão avançar na retomada do ensino presencial até o 9° ano do ensino fundamental, com limite de 40% da capacidade. Continua opcional aos pais as aulas por ensino remoto para os filhos;
  • Academias de ginástica: funcionamento com restrição de horário de 6h às 18h, com limite de 25% da capacidade;
  • Igrejas e templos religiosos: autorizada a ampliação presencial com capacidade de 25%;
  • Futebol: retorno do Campeonato Cearense sem a presença de público;
  • Lembrando que todos os setores devem obedecer as regras sanitárias de higienização como: utilização de máscaras, uso de álcool gel, aferição de temperatura e manter o distanciamento entre pessoas.
  • Toque de recolher na semana: 20h às 5h.

Funcionamento aos sábados e domingos

• Igrejas e templos: autorizadas para atividades presenciais com 10% da capacidade até às 17h;
  • Comércio de rua: funcionamento com 25% da capacidade e horário de 10h às 16h;
  • Restaurantes de rua: funcionamento de 10h às 15h;