Primeira fase de vacinação contra a gripe segue até o dia 10 de maio

29/04/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

De acordo com a Sesa, apenas 17% do público-alvo foi imunizado até o momento no Ceará.

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

A primeira fase da Campanha Nacional Contra a Gripe segue até o próximo dia 10 de maio e tem como público-alvo crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da área da saúde. A vacinação está acontecendo em 116 postos de saúde da Capital e no Centro de Saúde Escola Meireles.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até o último dia 23 de abril, das 762.400 doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para a 1ª fase, 760.380 (70% da meta) foram distribuídas. Deste total, 133.143 doses foram aplicadas. O público que mais foi imunizado foram as crianças, com 97.159 seguidos dos trabalhadores da saúde: 16.931, gestantes: 13.571, indígenas: 3.560 e puérperas: 2.040.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, foram enviadas pela Sesa, 90 mil doses de imunizantes que atuam contra a H1N1, H3N2 e vírus influenza B e que servirão para imunizar cerca de 30% do público-alvo da primeira fase. Essa é a 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza.

Cronograma e público alvo da vacinação

• 1ª fase, 12 de abril a 10 de maio: crianças (6 meses de idade a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase, 11 de maio a 8 de junho: idosos a partir de 60 anos e professores;
  • 3ª fase, 9 de junho a 9 de julho: portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, as pessoas poderão se dirigir a um dos 116 postos de saúde do município, das 8h às 17h, com documento oficial com foto ou cartão de vacinação, no caso das crianças, para serem imunizadas.

>> Confira o endereço e relação dos 116 postos de saúde

No caso das puérperas – mulheres no período até 45 dias após o parto – deve ser apresentado documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto) durante o período de vacinação.

Já os profissionais que atuam em hospitais serão vacinados nos seus locais de trabalho. Os que trabalham em clínicas particulares, laboratórios e autônomos poderão se vacinar nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar um documento de identidade com foto e também um documento de comprovação do trabalho.

A vacinação contra gripe ocorrerá simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. Nessa situação, a orientação médica é respeitar um intervalo mínimo de 14 dias antes e depois. Além disso, assim como acontece com a vacina contra a Covid, é recomendado que pessoas com sintomas de síndrome gripal evitem receber a vacina, devendo aguardar 30 dias após o início dos sintomas.

Importante:

• Crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a influenza nos anos anteriores devem receber apenas uma dose neste ano.
  • Povos indígenas acima de 18 anos serão vacinados somente após a primeira faixa etária definida (6 meses a 18 anos), respeitando o período recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).
  • Doadores de sangue devem realizar a ação 48 horas após a imunização contra a gripe, segundo orienta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina contra a influenza utilizada no Brasil em 2021 é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. São elas: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Foto: Érika Fonseca