Mondubim e Bom Jardim recebem pontos de distribuição de quentinhas para pessoas em situação de vulnerabilidade

23/04/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A SDHS espera que até o o mês de julho, duas mil quentinhas sejam entregues por dia, além das 700 sopas diárias que já são distribuídas em diversos bairros da cidade. Confira os locais de distribuição.

Distribuição de quentinhas - Foto: Tiago Gaspar

Com objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas que vivem em situação de rua e daquelas que, mesmo com moradia, estão em situação de insegurança alimentar neste período de pandemia da Covid-19, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), aumentou a distribuição do número de quentinhas e sopas para essa população.

O órgão espera que até o o mês de julho, duas mil quentinhas sejam entregues por dia, além das 700 sopas diárias que já são distribuídas em diversos bairros da cidade. A distribuição da alimentação já vinha sendo entregue nas três unidades de Higiene Cidadã, localizadas nos bairros Centro e Parangaba, no Refeitório Social e nas duas pousadas sociais, localizadas no Centro de Fortaleza. Com intuito de descentralizar o atendimento, a SDHDS ampliou os pontos de entrega das quentinhas para os bairros Mondubim e Bom Jardim.

Confira os locais de distribuição das quentinhas

• Refeitório Social (Rua Padre Mororó, 686 – Centro)
    De segunda a sexta-feira
    400 quentinhas (a partir das 11h) e 200 sopas (a partir das 16h)
  • Espaço Higiene Cidadã Parangaba (Rua Pedro II, 100)
  • Espaço de Higiene Cidadã Praça da Bandeira
    200 quentinhas (a partir das 11h) e 100 sopas (a partir das 16h)
  • Espaço Higiene Cidadão Dom Manuel (Avenida Dom Manuel, 1250)
    200 quentinhas (a partir das 11h) e 100 sopas (a partir das 16h)
  • Pousada Social 1 (Av. Dom Manuel, 1250 – Centro)
    Segunda-feira a domingo (a partir das 16h)
    100 sopas
  • Pousada Social 2 (Av. Imperador, Centro)
    Segunda-feira a domingo (a partir das 16h)
    100 sopas
  • Restaurante Popular de Fortaleza (Carlos Amora, 07 – Parangaba)
    250 quentinhas
  • Centro de Referência do Empreendedor – Estacionamento do shopping (Rua Oscar Araripe, 1067 -Bom Jardim)
    De segunda à sexta-feira (a partir das 11h)
    250 quentinhas
  • Cuca Mondubim (Rua Travessa Joaquim Alfredo, s/n)
    250 quentinhas
  • Centro de Referência Janaína Dutra (Rua Guilherme Rocha, 1469 – Centro)

Vale-gás

Desde o último dia 19 de abril, a SDHDS iniciou a entrega do primeiro lote do vale-gás anunciado pelo Governo do Estado, como forma de auxiliar às famílias vulneráveis no enfrentamento da pandemia. A entrega do benefício segue até o próximo dia 27 de abril e a previsão da entrega do segundo lote para será no mês de maio. Os dois lotes beneficiarão 35.148 famílias.

Para saber quem tem direito ao vale-gás e ter acesso à data de retirada do benefício, as famílias devem acessar o site central156.fortaleza.ce.gov.br/valegas ou ligar para 156 e informe o CPF. Para ter direito o cidadão deve atender os seguintes critérios: ser beneficiária do Cartão Mais Infância Ceará, inserida no Cadastro Único (CadÚnico) e atendida pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34. Os jovens participantes do Programa Superação também serão beneficiados.

A retirada do vale-gás está sendo realizada nas 27 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), com data e horário previamente agendados.

Datas de entrega para as pessoas que ainda faltam receber o primeiro lote do vale-gás

• 23/04 – nascidos em julho e agosto
  • 26/04 – nascidos em setembro e outubro