Mais de 2 mil trabalhadores da Cultura são contemplados com auxílio emergencial da Prefeitura; inscrições seguem até dia 29

23/04/2021 - Anna Regadas

O benefício no valor de R$ 200 será pago em duas parcelas de R$ 100 .

Movimentação de pessoas durante isolamento social

Reduzir os efeitos da pandemia da Covid-19 têm sido a principal pauta dos vereadores no Legislativo, que têm somado esforços ao Executivo para garantir a assistência da população nesse momento tão difícil. Uma das medidas da Prefeitura, aprovada pela Câmara Municipal foi o programa “Uma Força para a Cultura 2021”, que concede auxílio emergencial aos profissionais do setor cultural de Fortaleza com maior vulnerabilidade socioeconômica.

O programa está com inscrições abertas até o dia 29 de abril ou até completar as 1.474 vagas restantes. Interessados em receber o auxílio devem acessar o site do projeto  e realizar sua inscrição. Em um investimento total de R$745.800,00, a iniciativa irá beneficiar ao todo 3.729 trabalhadores da cultura, que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia da Covid-19 na capital cearense.

O resultado é divulgado no site, cabendo recurso dos que não foram aprovados em até 24 horas por meio do e-mail “auxilio2021@secultfor.fortaleza.ce.gov.br”. Até o momento, 2.255 trabalhadores da Cultura foram aprovados no programa de auxílio emergencial deste ano. O profissional que tiver seu cadastro aprovado receberá as informações necessárias para receber o pagamento do auxílio. O benefício no valor de R$ 200 será pago em duas parcelas de R$ 100 .

Quem pode receber o auxílio?

• Profissional do setor cultural
  • Maior de 18 (dezoito) anos de idade ou emancipado na forma da lei;
  • Resida na cidade de Fortaleza;
  • Tenha renda média mensal pessoal (individual) igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00) antes da situação de emergência;
  • Exerça as atividades culturais principalmente na cidade de Fortaleza;
  • Esteja em situação de prejuízo econômico significativo causado pela situação de emergência em razão da crise Coronavírus (Covid-19).

Como faço a minha inscrição?

Você poderá realizar a sua inscrição através do site do programa. Logo na primeira página, terá que concordar com a autodeclaração de que atende a todos os requisitos mencionados acima. Clicando em sim, você será direcionado ao seu cadastro, para que possa preencher seus dados.

O cadastro é avaliado por técnicos da Secultfor. posteriormente é divulgado no site, a lista com os nomes dos que foram aprovados para receber o benefício.

Quais os documentos são necessários para a inscrição?

• Documento de identidade e CPF;
  • Comprovante ou declaração de residência;
  • Dados de conta bancária;
  • Os profissionais terão que comprovar a atuação no setor cultural em Fortaleza por meio de fotos, vídeos ou outros documentos

Você já fez seu cadastro há algum tempo mas não sabe se foi aprovado ?

Para conferir se seu nome foi contemplado pelo programa “Uma Força para a Cultura 2021”, basta acessar https://culturaemergencial.fortaleza.ce.gov.br/contemplados_2021/. A Prefeitura também disponibiliza um canal de comunicação com você para que possa tirar dúvidas ou esclarecimentos. Basta enviar um e-mail para auxilio2021@secultfor.fortaleza.ce.gov.br

Medidas para o setor cultural

O setor cultural tem sido um dos mais atingidos com a pandemia, diante da impossibilidade dos profissionais exercerem suas atividades. A situação da categoria vem recebendo um olhar especial das autoridades que buscam neste cenário de grandes perdas e dificuldades financeiras, minimizar os impactos para estes profissionais.

Além do auxílio emergencial, a Câmara também aprovou projeto do Executivo que prorroga o prazo dos projetos selecionados nos Editais das Artes VII e VIII, e altera a modalidade presencial para virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus, permitindo assim que os aprovados realizem seu projeto e recebam o benefício.

Foto: Érika Fonseca