Cuidados com plantas colaboram com a saúde mental durante a pandemia

23/04/2021 - Rochelle Nogueira

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a cultivar plantas como terapia . Confira dicas básicas para manter as plantas saudáveis.

Plantas - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Com a chegada da pandemia pelo novo coronavírus as pessoas precisaram se adequar ao momento e ficaram reclusas em suas casas pela necessidade da contenção da Covid-19. A movimentação diária com a rotina desgastante do trabalho, deu lugar ao cotidiano doméstico e nela atividades pouco exploradas passaram a ter espaço.

Amante das boas energias que a natureza emana, a aposentada Neuma Rodrigues, 70 anos, sempre apostou nos cuidados com as plantas como uma terapia. Regar, adubar, retirar folhas secas fazem parte de sua ocupação nas primeiras horas da manhã. Ela conta que o amor pela jardinagem vem de longa data. No entanto, há seis anos, com a mudança de uma casa ampla para apartamento, precisou se desfazer de suas companheiras.

Com a chegada da pandemia em 2020, o velho desejo de cultivar foi tomando forma e o pequeno local da varanda do apartamento passou a ser adaptado para receber novas parceiras. “Com o início da pandemia, passei a ficar mais em casa e a realizar somente atividades do lar. Precisei de uma válvula de escape, de uma terapia, de colocar a mão na terra novamente para que o vírus da covid não causasse estrago em meu psicológico. A babosa, lança de São Jorge, aranto, flor do deserto, roseira, cróton são pequenas variedades de espécies que passei a cultivar nesse período”, declarou.

Para ser tutora de plantas é necessário, além do desejo e a habilidade com os cuidados diários que uma planta requer, adquirir espécies que se adequem ao ambiente que você deseja expor. Existem plantas que se harmonizam dentro de casa e que não necessitam de regação diária e nem exposição direta ao sol, como é o caso da Lírios-da-paz, Jiboia, Zamioculcas, Ráfia, Espada de São Jorge, Peperômia, Orquídeas Phalaenopsis, Denphal e Chuva de Ouro. Algumas sobrevivem a meia luz e outras a exposição direta da luz solar. Essas informações são cruciais para manter a saúde e vitalidade das plantinhas.

As plantas harmonizam o ambiente e deixam o espaço mais bonito. Elas proporcionam a melhoria na qualidade do ar e removem toxinas.

Existem algumas ações simples que podem ser tomadas para ajudá-las em seu crescimento e desenvolvimento no ambiente doméstico.

🌿 Confira algumas dicas para os cuidados com plantas:

  1. Remova as folhas danificadas: Faça essa a rega com cuidado para que outras partes da sua planta não sejam danificadas;

  2. Luz solar: um bom lugar é em um espaço que receba luz solar. Fique atento para que a luz não incida diretamente na planta, pois as folhas podem queimar;

  3. Sem correntes de ar: ventos intensos também podem ressecar e queimar as folhas das plantas. Portanto, escolha um local adequado;

  4. Água na medida correta: As plantas precisam ser regadas na medida certa, uma quantidade de líquido exagerada pode matá-las. Procure regar a planta mais vezes por dia e com um volume reduzido de água;

  5. Troca de vaso: Fique atenta ao crescimento das plantas, pois, algumas vezes, é necessário trocá-la de vaso. Verifique se você consegue ver as raízes e se elas já dominam todo o vaso. Caso isso ocorra, é sinal de que mais espaço é necessário para o desenvolvimento.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil