CCJ aprova projeto que incentiva a doação de alimentos durante a campanha de vacinação

22/04/2021 - Rochelle Nogueira

A matéria segue para a inclusão na Ordem do Dia

A Comissão de Constituição e Justiça se reuniu na tarde desta quinta-feira, 22, para deliberar sobre os projetos de lei ordinária nº 222/2021 e o nº 226/2021 de autoria dos vereadores Júlio Brizzi (PDT) e Guilherme Sampaio (PT), respectivamente. Os projetos incentivam a doação voluntária de alimentos durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

As matérias destacam o esforço do Legislativo em estimular a solidariedade entre os fortalezenses no período de pandemia, que tem levado muitos cidadãos a passarem por dificuldades neste momento.

Por se tratar de matérias com o mesmo teor, a Comissão fez a junção dos projetos. O PLO nº 222/2021 recebeu uma emenda substitutiva com apenso ao PLO nº 226/2021. A mensagem recebeu parecer favorável do relator sendo aprovado pelo colegiado.

Sessão plenária Vereador Guilherme Sampaio Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

“Será uma ação de solidariedade com um alcance inimaginável. Se fizermos contato com o sentimento de gratidão de todas aquelas milhares de pessoas que publicam fotos nas redes sociais depois de presenciarem seus familiares tomarem a vacina, ou registrando eles próprios sendo imunizados, tenho absoluta certeza de que será muito natural transformar esse sentimento de alívio, de alegria, numa ação concreta de solidariedade”, disse.

Veja o que engloba os projetos:

O Projeto de Lei Ordinária nº 222/21, de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), institui a campanha de incentivo à doação de alimentos no período de calamidade pública decorrente da pandemia pelo covid-19. O parlamentar sugere a criação do selo chamado “Selo Voluntário Pela Vida”, a ser concedido à pessoa que, no ato de sua imunização por COVID-19, doar pelo menos 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos e mantimentos arrecadados pela campanha serão preferencialmente distribuídos para entidades e abrigos que atendem pessoas em vulnerabilidade social ou em situação de rua.

O projeto do vereador Guilherme Sampaio (PT), PLO nº 226/2021, agora anexado ao de nº 222/2021, dispõe sobre a criação do Programa Vacina Solidária em Fortaleza. Ele trata sobre a divulgação e estímulo à doação espontânea de alimentos não perecíveis pela população, durante o serviço de vacinação contra Covid-19, com destinação aos cidadãos de baixa renda. A matéria indica ainda a montagem de pontos fixos de arrecadação no entorno dos postos de vacinação e o funcionamento de outros locais de recolhimento para a população em geral, independente de vinculação com o programa de vacinação.

Foto: Érika Fonseca