População já pode se vacinar contra gripe em todo o Ceará a partir desta segunda (12); acompanhe o calendário prioritário

12/04/2021 - Ana Clara Cabral

Intervalo de 14 dias antes e depois da imunização contra Covid-19 deve ser respeitado.

vacina

O povo de Fortaleza e dos outros municípios do Estado podem se vacinar contra a gripe Influenza a partir desta segunda-feira (12) nos postos de saúde e na capital, também no Centro de Saúde Meireles (equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará). Esta é a 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza e segundo a Sesa, o Estado recebeu 90 mil doses que atuam contra a H1N1, H3N2 e vírus influenza B.

A vacinação contra gripe ocorrerá simultaneamente à vacinação contra a Covid-19. Nessa situação, a orientação médica é respeitar um intervalo de 14 dias antes e depois. Conforme informou a Secretaria de Saúde, a recomendação nacional é de priorizar a vacina contra a Covid-19. No caso da CoronaVac, cujo intervalo entre as doses é de três semanas, é recomendado concluir o processo para depois tomar a vacina da influenza.

Quem será vacinado?

  • 1ª fase, 12 de abril a 10 de maio: crianças (6 meses de idade a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase, 11 de maio a 8 de junho: idosos a partir de 60 anos e professores;
  • 3ª fase, 9 de junho a 9 de julho: portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, as pessoas poderão se dirigir a um dos 116 postos de saúde do município, das 8h às 17h, com documento oficial com foto ou cartão de vacinação, no caso das crianças, para serem imunizadas.

Mulheres puérperas (até 45 dias após o parto) devem apresentar documento que comprove o estado (certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto) durante o período de vacinação.

Os profissionais que atuam em hospitais serão vacinados nos seus locais de trabalho. Os que trabalham em clínicas particulares, laboratórios e autônomos poderão se vacinar nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

Todos os profissionais da saúde devem apresentar um documento de identidade com foto e o documento de comprovação do trabalho, como, por exemplo, a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo, o contracheque ou a carteira do conselho da categoria.

Atenção:

Crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a influenza nos anos anteriores devem receber apenas uma dose neste ano.

Povos indígenas acima de 18 anos serão vacinados somente após a primeira faixa etária definida (6 meses a 18 anos), respeitando o período recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS).

Doadores de sangue devem realizar a ação 48 horas após a imunização contra a gripe, segundo orienta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“As medidas de proteção, como o uso correto de máscara e o respeito ao distanciamento social, devem ser mantidas durante a ida às salas de vacinação. A pandemia da Covid-19 ainda não acabou”, reforça a Secretaria de Saúde do Ceará.

Foto: Érika Fonseca